Nova ponte da Rua Marcílio Dias será inaugurada

A passagem foi planejada para evitar enchentes. Isso porque ela foi construída com vigas menores que a antiga, que permitem que o vão entre o arroio e a travessia tenha uma altura maior. Além disso, o leito do Luiz Rau foi afundado e alargado. Outras pontes com a mesma característica já foram inauguradas pela Trensurb em conjunto com a Prefeitura de Novo Hamburgo no leito da extensão do metrô nas Ruas Três de Outubro, Tapes, Joaquim Nabuco e Castro Alves e na Avenida Frederico Linck. Mais duas travessias estão em construção nas Ruas Araxá e Guarujá.
Como ficará o trânsito
Os motoristas que transitarem pela Rua Marcílio Dias no sentido Centro/BR 116 podem seguir em frente ou dobrar à direita em direção à Avenida Nicolau Becker. Já os motoristas que transitarem no sentido contrário poderão apenas seguir em frente. A conversão à direita na Avenida Nações Unidas momentaneamente não poderá ser feita porque esse trecho da via está bloqueado no sentido Centro/bairro Santo Afonso, em função das obras de canalização do Arroio Luiz Rau.
Mudança no transporte público
Com a inauguração da Ponte da Rua Marcílio Dias, algumas linhas de ônibus retornarão ao seu itinerário de origem, passando pelas Ruas 25 de Julho e Marcílio Dias, além do Paradão da Avenida Primeiro de Março, para depois seguir o itinerário normal. Serão afetadas pela mudança todas as linhas da empresa Futura, a linha Lomba Grande/Novo Hamburgo (da Empresa Feitoria) e as linhas Vila Nova/Guarani, Erno, Vila Mentz, Cohaburgo, Circular Mundo Novo, Circular Centro Administrativo, Roselândia, Alpes do Vale e RS 239 via BR 116 (das empresas Hamburguesa e Courocap). Para todas estas linhas, serão desativadas as paradas das Ruas Benjamin Constant e Tapes. Os usuários deverão utilizar as paradas da Rua Marcílio Dias e da Avenida Primeiro de Março.