Força-tarefa para agilizar capina já passou por 11 bairros

Publicada em 28/02/2013 - Atualizada em 17/10/2024
Serviços de capina em ruas e espaços públicos já atenderam dez bairros de Novo Hamburgo - Foto: Deivid Poncio
Desde o início do ano, uma força-tarefa conjunta entre as secretarias de Obras Públicas e Serviços Urbanos (SEMOPSU) e Meio Ambiente (SEMAM), juntamente com a Companhia Municipal de Urbanismo (COMUR), realiza trabalho intensivo de capina em vias e espaços públicos de Novo Hamburgo. Até o final de fevereiro, sete bairros já haviam recebido as intervenções, enquanto que Canudos, Lomba Grande, Santo Afonso e São Jorge seguiam em processo de conclusão. Com a operação conjunta, é possível cobrir uma extensão de 700 quilômetros mensais de ruas.

A escolha pela realização desse trabalho intensificado no período de verão foi devido às características da estação. Nos primeiros meses do ano, são frequentes os casos de chuva seguida por calor intenso. Isso acaba provocando um crescimento mais acelerado da vegetação, o que é prontamente visto em canteiros, praças, escadarias e prédios públicos. O gerente de Limpeza Urbana da SEMAM, Vitor Abilio Berlitz, explica que é por isso que o trabalho de capina nunca termina. “Tão logo nós passamos por determinado local, a vegetação já está grande novamente. Por isso que continuamos com os serviços ao longo do ano”, apontou. Os serviços de capina e roçada já foram finalizados nos bairros Guarani, Ideal, Liberdade, Operário, Pátria Nova, Vila Nova e Vila Rosa. As próximas ruas a receberem a capina serão nos bairros Industrial, Petrópolis e Rincão.

No bairro rural de Novo Hamburgo, os serviços foram iniciados no final do mês de janeiro. Em Lomba Grande, porém, a roçada é oferecida pela Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), e contempla mais de 200 quilômetros de estradas e ruas.