Ministro assina repasse de R$ 5,2 milhões ao HMNH

Publicada em 25/02/2013 - Atualizada em 17/10/2024
Ministro Alexandre Padilha, ao centro, conversa com funcionário do Hospital Municipal de Novo Hamburgo - Foto: Bruna Provenzano
O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, anunciou na noite de sexta-feira, dia 22 de fevereiro, o repasse anual de R$ 5,2 milhões para a Fundação de Saúde Pública de Novo Hamburgo (FSNH). O montante será aplicado na construção do Anexo 2 do Hospital Municipal, que prevê novos blocos cirúrgicos e novo Centro de Imagem, além de, pelo menos, mais 60 leitos de internação. A verba ainda será destinada para a reserva de leitos de retaguarda, que atendem pacientes de urgência e emergência.

No Anexo José Clóvis Breitenbach (Anexo 1) do Hospital Municipal, o ministro visitou os leitos e aproveitou para conversar com pacientes e funcionários, conhecendo, também, a estrutura da casa de saúde. Em seguida, na cerimônia que contou com a participação do prefeito Antonio Lucas, do deputado federal Ronaldo Zulke e do secretário estadual da Saúde, Ciro Simoni, Padilha assinou a portaria que garante o repasse, ressaltando a importância da iniciativa para o atendimento médico no Município. “Entre as questões que precisamos melhorar no Sistema Único de Saúde estão os serviços de urgência e emergência. Estamos fazendo investimentos contínuos para que as pessoas não tenham que esperar por atendimento em macas ou nos corredores”, explicou.

Como anfitrião no encontro, o prefeito Antonio Lucas agradeceu a presença de todos e o repasse feito pelo ministro. “Estas ações vão melhorar a vida de pessoas que precisam e por isso me sinto satisfeito. Agradeço pelas boas notícias”, comemorou. Painéis instalados na parede mostravam a construção de unidades de saúde em diferentes bairros da cidade e que foram observados pelo responsável pela saúde no Rio Grande do Sul, Ciro Simoni, que destacou os recentes avanços da área em Novo Hamburgo. “Tive a oportunidade de acompanhar a evolução da saúde no Município nos últimos anos. É fundamental que trabalhemos de mãos dadas”, ressaltou. O secretário municipal da Saúde, Roque Werlang, exaltou que o montante que será repassado é fundamental para a continuidade da reestruturação da saúde em Novo Hamburgo. “É um recurso que será aplicado na conclusão de grandes projetos estruturais que estamos promovendo na cidade”, declarou.

Esta foi a segunda visita oficial do ministro Alexandre Padilha a Novo Hamburgo. A primeira vez aconteceu em setembro de 2011, durante a inauguração da primeira Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24 Horas do Estado, que fica no bairro Canudos. “Quando recebi o convite para assinar a portaria aqui em Novo Hamburgo, logo aceitei, pois lembrei que estive aqui para a inauguração da UPA”, confirmou.