Projeto VER-SUS encerra com balanço positivo em Novo Hamburgo

Publicada em 07/02/2013 - Atualizada em 17/10/2024
Cristiane Schüler (à direita) com acadêmicos durante encontro no Hospital Municipal, um dos pontos visitados por meio do projeto VER-SUS - Foto: Eloi de Vargas
Após 11 dias de visitas e reuniões, os oito estudantes das áreas de saúde de diferentes universidades do Estado finalizaram as visitas e encontros do projeto VER-SUS em Novo Hamburgo. O programa, promovido pelo Ministério da Saúde, tem como objetivo oferecer a estudantes vivências e estágios no Sistema Único de Saúde (SUS). Ao todo, os jovens visitarem 13 serviços no Município. No relatório entregue, os universitários concluíram que Novo Hamburgo apresenta inúmeros avanços, tornando-o uma referência na área da saúde em relação a outras cidades.

Entre os locais visitados, os acadêmicos estiveram em serviços como Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), Unidades de Saúde da Família (USF), Unidades Básicas de Saúde (UBS), Hospital Municipal, Unidade de Pronto Atendimento (UPA), entre outros. A coordenadora do projeto em Novo Hamburgo, Cristiane Schüler, ressalta que o balanço dessa edição do VER-SUS na cidade foi excelente. “Todos os objetivos foram alcançados, entre eles proporcionar uma maior vivência dos estudantes, dando a oportunidade deles acompanharem as consultas”, destacou.

O encontro de encerramento ocorreu no Campus 2 da Universidade Feevale, uma das parceiras do programa, e contou com a participação de todos os universitários, de representantes da instituição de ensino e da Secretaria de Saúde de Novo Hamburgo (SMS).