Selo “Igualdade Racial é pra Valer” premiou iniciativas de promoção da igualdade racial
Conforme o titular da COMPPIR, Eduardo Tamborero, o objetivo é condecorar experiências de promoção da igualdade em ambiente escolar às culturas afro-brasileiras, africanas, quilombolas e indígenas. “É uma forma de reconhecer as práticas pedagógicas que promovem a valorização da diversidade étnico-racial nas escolas do município”, explicou. “Os trabalhos realizados em sala de aula contribuem para mudar o olhar que algumas pessoas têm da cultura dos povos de origem africana. Sempre pensando na convivência das pessoas, de forma harmônica e respeitosa, sem preconceitos”, concluiu Tamborero. Para o secretário de Cultura, Carlos Mosmann, a premiação valoriza o trabalho das escolas e principalmente a cultura afro-brasileira, mostrando o comprometimento das escolas municipais com o tema.
De acordo com a gerente de Educação Inclusiva da SMED, Simone Dalsasso, a entrega do prêmio é o ponto alto do que é construído durante o ano letivo nas escolas. “Na Feira do Livro, em parceria com a SECULT, e a COMPPIR, a SMED promove o Sarau da Diversidade, onde as crianças e as escolas puderam apresentar os trabalhos. E hoje nós estamos aqui para presenteá-los com este selo. Nós trabalhamos o tema tanto na educação infantil como no ensino fundamental da rede pública municipal, e os trabalhos, hoje premiados são uma pequena mostra do que de tão grande e preciosos eles aprendem”, comentou. O público presente ao evento também conferiu a fala do palestrante Luis Carlos de Oliveira, que abordou as questões étnico-raciais. Um grupo de senegaleses também falou um pouco da cultura do país. Alunos da EMEI Peter Pan fizeram a entrega das máscaras, feitas por eles, e que representam o Selo da Igualdade Racial É Pra Valer.
Premiados
EMEF Vereador Arnaldo Rainhardt (Professor Jairo Machado)
EMEI Leonel de Moura Brizola (Professoras Josiane Maitê Vaz e Michele Andreghetti Fleck)
EMEI Marina Márcia Penz Garbarino (Professoras Cláudia Elisabete Sträher e Patricia Silvestre de Vargas)
Escola de Arte Carlos Alberto de Oliveira- Carlão (Professoras Margarida Marília da Silva e Carla Regina Barbosa de Macedo)
EMEF Conde D' eu (Professor Gelson Luiz de Oliveira)
EMEF Conde D' eu ( Professora Eliane S. da Silva)
EMEF Washinton Luiz (Professor Gelson Luiz de Oliveira)
EMEF Francisco Xavier Kunz (Professor Silvan Rodrigues Mello)
EMEF Floriano Peixoto (Professor Silvan Rodrigues Mello)
EMEF Marcos Moog (Professor Bianca Karolliny da Cruz Oliveira, Orientadora de Estudos na Marcos Moog. Coordenador do Mais Educação na Marcos Moog, Carlos Renato da Silva Ribeiro. Marcelo Haubert D'oliveira, Monitor de Esporte Recreativo na Marcos Moog)
EMEF Francisca Saille (Professor Cristiano Emílio Lopes)