Alunos serão multiplicadores de Educação Ambiental

No dia 13 de novembro, o Centro de Educação Ambiental Ernest Sarlet (CEAES), junto com o Projeto VerdeSinos, realizará a formatura de turmas do programa Jovens Multiplicadores de quatro escolas da Rede Municipal de Ensino e uma da Rede Estadual. Na programação, além da certificação dos alunos da rede pública, ocorrerá também a formatura do grupo de Adultos Multiplicadores. A cerimônia acontecerá no Salão de Atos do Centro Administrativo Leopoldo Petry (Rua Guia Lopes, 4201, 10° andar, bairro Canudos), das 13 às 17 horas.
Antes de receber os certificados, os 76 Jovens e os 50 Adultos Multiplicadores apresentarão, em forma de seminários, seus planos de ações voltados para soluções ambientais na localidade onde residem. Para elaboração dessas estratégias ambientais, durante seis meses os alunos receberam informação por meio de palestras, oficinas de campo e seminários. Os Multiplicadores aprenderam noções de ecossistema, ecologia, saneamento, poluição, mata ciliar, biodiversidade, agricultura orgânica, fauna e flora. “Durante esse tempo, promovemos a consciência ambiental desses alunos, possibilitando que eles conhecessem a situação das áreas úmidas e das matas da região”, observa a coordenadora do CEAES, Solange Mânica.
O Projeto VerdeSinos é dirigido pelo Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica do Rio dos Sinos (Comitesinos) e pela Fundação Universitária para o Desenvolvimento do Ensino e da Pesquisa (Fundepe) e tem patrocínio do Governo Federal e da Petrobras, através do Programa Petrobras Socioambiental em parceria com todas secretarias da Prefeitura de Novo Hamburgo.