Catavida realiza coleta de resíduos nas estações da Trensurb

Publicada em 26/10/2015 - Atualizada em 15/10/2024
Claudete Ferreira da Silva, 46 anos, é uma das recicladoras que fará o recolhimento de materiais na Estação Novo Hamburgo. - Foto: Vanessa Monni
Entre 8 a 10 mil pessoas circulam diariamente nas quatro estações do trem em Novo Hamburgo. Esse número gera um alto volume de resíduos. Pensado nessa quantidade, a Prefeitura de Novo Hamburgo, por meio do Programa Municipal de Gestão de Resíduos Sólidos, Catavida, e a Empresa de Trens Urbanos de Porto Alegre S.A., a Trensurb, firmaram parceria na coleta dos resíduos que possam ser reciclados. A partir do dia 26 de outubro, nas segundas e quintas-feiras, um reciclador do Catavida realizará a coleta do material em uma das estações.

Esse vínculo foi estabelecido no dia 19 de outubro, em uma reunião entre a equipe que cuida da parte socioambiental da empresa de trens e membros do Catavida com a Secretaria de Desenvolvimento Social (SDS). Com o convênio, os catadores terão mais renda e a Trensurb vai poder dar o destino correto ao lixo produzido pelos usuários.

Uma das recicladoras que está sendo beneficiada com a iniciativa é a dona Claudete Ferreira da Silva, 46 anos. Há dois ela é colaboradora do projeto de reciclagem do Município. Ela conta que a ação, além de beneficiar o meio ambiente, auxilia no aumento de seu faturamento. “É muito bom, porque quanto mais material, mais renda temos e mais ajudamos nossa cidade”, observa Claudete.

O projeto intitulado “Coleta Seletiva Solidária nas Estações” tem como objetivo, também, conscientizar os usuários que circulam nas estações, Santo Afonso, Industrial, Fenac e Novo Hamburgo, a separar o lixo corretamente e facilitar o reaproveitamento. Para o controlador do processo de estação da Trensurb, João Batista Surdo, a iniciativa é uma troca socioambiental, onde quem sai ganhado é o Meio Ambiente. “É uma satisfação muito grande afinar essa parceria, todos nós saímos ganhando”, conta Surdo.