Cães e gatos ganham novo lar
Durante a quinta-feira, 22 de outubro, a comunidade hamburguense teve a oportunidade de adotar um amigo de quatro de patas na tradicional feira da Praça do Imigrante, no Centro. As feiras são promovidas pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Meio Ambiente (SEMAM), que administra o Centro de Proteção aos Animais (Cempra). O objetivo é estimular a adoção responsável. “Em todas as edições, a feira tem contribuído muito para mantermos o serviço adequado no Canil e diminuir a superpopulação do local”, relata o veterinário Maicon Bonini.
Uma das hamburguenses que não resistiu em adotar foi a dona de casa Katiele Alexia dos Santos Pozzedin, de 20 anos, que estava passando pela Praça e avistou a feira. “Eu estava há algum tempo querendo um filhote de gato. Prefiro pegar animais desse tipo de feira, pois são mais dóceis e carinhosos”, disse Katiele. Na atividade foram disponibilizados três filhotes de cachorro e quatro adultos. Já os gatinhos, eram 16 filhotes. Deste total, 12 gatos e dois cães ganharam um novo lar. As feiras acontecem semanalmente as quintas-feiras, das 9 às 16 horas, exceto em caso de chuva.
Adotar um amigo de quatro patas é fácil
Os interessados em adotar um cão ou gato devem ter mais de 18 anos, apresentar RG, CPF, comprovante de residência e assinar um termo de responsabilidade. Os animais que esperam um novo lar são todos castrados e aqueles que ainda não possuem idade para o procedimento têm a cirurgia garantida quando chegarem ao período adequado.
SEMAM esclarece boatos de mutirão de castração
Nos últimos dias um boato de que o Centro de Proteção aos Animais (Cempra), realizaria neste sábado, 25 de outubro, um mutirão de castração no bairro Boa Saúde vem sendo divulgado. A Prefeitura, por meio da (SEMAM), esclarece que a informação não procede.
O Cempra oferece o serviço de castração de animais para pessoas de baixa renda que residem em Novo Hamburgo, mediante taxa que varia de acordo com o poder aquisitivo dos interessados. O valor varia, dependendo da espécie, gênero e peso e do animal a receber o procedimento. Para isso, os interessados devem comprovar insuficiência financeira, por meio de comprovante de renda. Mediante a aprovação, é realizada vistoria no local onde reside o animal e a partir disso, é feita a cirurgia de castração. O Centro também executa o serviço para controle de animais nas ruas. “Nossa função aqui é reduzir a taxa de animais nas ruas. Através da esterilização, diminuímos a circulação de cães gatos”, esclarece o veterinário Maicon Bonini.