Usuários da Assistência Social definem demandas para a Conferência Estadual

Publicada em 27/08/2015 - Atualizada em 17/11/2020
As melhorias do SUAS foram construídas de modo coletivo, através do voto. - Foto: Jorge Boruszewsky
Encerrou na tarde de quinta-feira, 27 de agosto, a 11ª Conferência Municipal de Assistência Social de Novo Hamburgo. O evento contou com a participação de funcionários e usuários, onde foram debatidos sugestões de melhorias do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), que posteriormente serão levadas para a Conferência Estadual, que ocorrerá nos dias 3, 4 e 5 de novembro, em Porto Alegre. A atividade, que ocorreu na Sociedade Ginástica, iniciou no dia 26 de agosto, e foi promovida pela Secretaria de Desenvolvimento Social (SDS) em parceria com o Conselho Municipal de Assistência Social (COMAS). No 1º dia de programação, 478 pessoas se inscreveram. Já no dia 27, 520 inscritos prestigiaram a conferência.

Com o tema “O SUAS que temos, o SUAS que queremos”, a atividade contou com a discussão de três eixos temáticos (1 – O enfrentamento das situações de desproteções sociais e a cobertura dos serviços, programas, projetos, benefícios e transparência de renda nos territórios; 2 – O pacto federativo e a consolidação do SUAS e 3 – Fortalecimento da participação e do controle social para a gestão democrática), que regeram as atividades durante o dia. “Propomos os eixos para promover o protagonismo de todos, proporcionando a eles, a oportunidade de diagnosticar os pontos que precisam ser trabalhados”, destaca o titular da SDS, Hélio Pacheco.

Os alunos da Escola Estadual de Ensino Fundamental Santo Afonso, Luana Fidêncio Carvalho, 14, e Wesley João Dias do Nascimento, de 13 anos, participaram do Eixo 1. Os estudantes do 7º ano, frequentam a Associação Beneficente Evangélica Floresta Imperial (ABEFI), e comentam que aprenderam como podem auxiliar no processo da construção de um SUAS melhor estruturado e as principais necessidades de cada sujeito. “A sociedade deve participar de tudo referente aos seus direitos, por isso, é importante estarmos aqui”, comenta Luana. “Creio que esse serviço deveria ser mais divulgado nas escolas, pois nós somos o futuro, que vai usufruir de tudo isso no futuro”, completa Wesley.

Os funcionários também se fizeram presentes na Conferência. Um exemplo foi o assistente administrativo Gabriel Müller Marcon, de 18 anos. Müller, que trabalha no Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) Kephas, enaltece que a importância de participar de eventos como esse é o fato de ficarem melhor preparados para atender ao publico, já que o CRAS é, na maioria dos casos, o primeiro serviço social que os cidadãos têm acesso. “O CRAS é a porta de entrada para muitas pessoas, que conseguem ser encaminhadas por meio dele. Essa atividade está sendo muito esclarecedora, tanto para o público atendido como para quem trabalha nessa área”, aponta o assistente administrativo.

Para finalizar, delegados foram escolhidos para representar o Município na Conferência Estadual. Eles levarão documentos criados com base no que foi discutido nos próprios eixos temáticos, para que, seja discutido e avaliado.