Assembleia do Comude encaminhou processo de Participação Popular

Publicada em 31/07/2015 - Atualizada em 17/11/2020
Presidente do Comude e secretário de Desenvolvimento Urbano, Moisés Medeiros, conduziu a assembleia municipal - Foto: Robson Nunes
Em uma reunião que contou com 77 participantes, na noite de quinta-feira, dia 30 de julho, a assembleia municipal do Conselho Municipal de Desenvolvimento (Comude) encaminhou as demandas para que Novo Hamburgo dispute recursos da Consulta Popular 2015/2016. A atividade ocorreu no Salão de Atos do Centro Administrativo Leopoldo Petry. Conforme o presidente do Comude e secretário de Desenvolvimento Urbano, Moisés Medeiros, foram eleitos os representantes da sociedade civil e os participantes da coordenação da etapa municipal. “A partir desta definição teremos mais um encontro para encaminharmos as demandas que entrarão nas cédulas de votação e que, posteriormente, poderão ser escolhidas pela comunidade em votação”, descreve.

Neste ano foram escolhidas três áreas temáticas. Em Novo Hamburgo poderão ser escolhidas demandas para a área da Saúde, Educação e Desenvolvimento Econômico, Rural e Agrícola, Ciência e Tecnologia e UERGS. A próxima reunião ocorre no dia 5 de agosto, no auditório do prédio azul da Universidade Feevale, às 14 horas. Já a votação popular, por meio de cédulas e pela internet, está marcada para o dia 19 de agosto. “Neste dia é importante que todos participem pois, apesar da redução de recursos já declaradas pelo Governo do Estado, o percentual de verbas é de acordo com a participação de cada cidade”, reforça Medeiros. Em 2015 os municípios que pertencem ao Conselho Regional de Desenvolvimento (Corede) do Vale do Sinos disputam cerca de R$ 4,2 milhões.

Votação

A votação será realizada no dia 19 de agosto em todo o Estado, por meio de voto secreto. A comunidade poderá votar através das urnas em pontos específicos ou pelo site www.consultapopular.rs.gov.br. Os eleitores poderão votar em até quatro demandas incluídas na cédula de votação. Os pontos de votação funcionarão entre as 7h e as 18h, podendo, a critério da Coordenação Municipal, ser ampliado até o limite de 23 horas. A votação pela internet estará disponível ininterruptamente das 7h até as 23h59. Para votar nas urnas presencias é necessária a apresentação do seu título de eleitor e/ou carteira de identidade. Na votação on-line é necessário o número do título de eleitor. Caso você não o tenha à mão, o ambiente de votação permitirá pesquisa diretamente no Tribunal Superior Eleitoral (TSE).