Fórum abre a Semana de Prevenção sobre Drogas

Publicada em 22/06/2015 - Atualizada em 17/10/2024
O vice-prefeito Roque Serpa comemorou a conquista de mais 40 vagas para internação de dependentes químicos, junto ao Governo Federal. - Foto: Jorge Boruszewsky
“Não podemos somente pensar nos que já estão envolvidos com as drogas, precisamos prevenir também”. Com essa fala, o vice-prefeito de Novo Hamburgo, Roque Serpa, iniciou os trabalhos do Fórum Permanente sobre Drogas, que ocorreu no Teatro Paschoal Magno, na segunda-feira, dia 22 de junho. A atividade faz parte da Semana de Prevenção sobre Drogas de Novo Hamburgo, que é uma realização da Prefeitura, por meio da Coordenadora do Setor (CTS), o Gabinete do Vice-prefeito e o Comitê do Programa “Crack, É Possível Vencer”. Ainda de acordo com o vice-prefeito, a administração está engajada desde 2013 na elaboração de um plano preventivo, de uma maneira intersetorial e coletiva. “Após um estudo, conseguimos, por várias mãos, desenvolver uma lei antidrogas, que foi aprovada no início do ano. Além disso, podemos comemorar a conquista de mais 40 vagas para internação de dependentes químicos junto ao Governo Federal”, destaca Serpa.

A lei da qual o vice-prefeito se referiu, foi a 2802/2015, de autoria do Executivo, que institui a Política Municipal sobre Álcool e outras Drogas e o Fórum Permanente de Política Pública sobre Álcool e outras Drogas em Novo Hamburgo. Segundo o titular da CTS, Edson da Costa, a Lei possui 23 artigos, e foi criada para ser algo permanente e que pudesse ser apropriada por todos. “Queremos que as pessoas fiquem instigadas e mobilizadas a combater esse mal, que está presente em nossa comunidade. Por isso, o evento hoje, para debatermos junto de todos os envolvidos, através das Câmaras Temáticas”, comenta Costa.

O debate se deu através de seis Câmaras Técnicas Temáticas (Legislação sobre Álcool e outras Drogas;  Articulação da Rede; Pesquisas em Prevenção Primária; Acolhimento, Tratamento, Recuperação e Reinserção Social; Repressão e Redução de Ofertas e Redução de Danos). Para o gerente de saúde mental, Leandro Dieter, as drogas e o álcool são um sintoma social. “Nenhum de nós vai conseguir vencer isso sozinho, por isso, a importância de termos esses temas norteadores, que servirão para que possamos encontrar um meio mais efetivo em cada situação”, observa Dieter.

Semana de Prevenção sobre Drogas segue até sexta-feira

A Semana de Prevenção sobre Drogas de Novo Hamburgo conta com uma programação intensa, que se encerra na sexta-feira, 26 de junho. Entre as atividades destacam-se palestra da Guarda Municipal sobre álcool e direção, uma peça teatral, apresentações artistas e muito mais. A videoconferência com a Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas (SENAD), que ocorreria na terça-feira, 23 de junho, foi cancelada.

Programação da Semana de Prevenção sobre Drogas

Quarta-feira – 24/06

Palestra da Guarda Municipal sobre álcool e direção

Horário: 14h

Teatro – Comunidades Terapêuticas Desafio Resgate Jovem e Fazenda Senhor Jesus

Horário: 14h45

Momento Interativo – Psicologia, assistência social, consultoria em dependência química e representantes de serviços da rede do Município.

Horário: 15h30

Local: Escola Estadual João Ribeiro - Rua Florença, 103 - Canudos

Quinta-feira – 25/06

Fórum Permanente das Comunidades Terapêuticas do RS

Horário: 13h30 às 17h45, sendo as 15h30 - Política Estadual sobre Drogas e as 16h45 - Política Nacional sobre Drogas

Local: Universidade Feevale, Campus 2, Auditório do prédio Lilás

Sexta-feira – 26/06

Boas-vindas na Praça do Imigrante – Abertura

Shows musicais e apresentações de peças teatrais

Horário: 13h30 às 16h55

Local: Praça do Imigrante, Avenida 1º de Março, no Centro.