9ª Conferência da Criança e Adolescente reuniu 400 pessoas em Novo Hamburgo

Publicada em 12/06/2015 - Atualizada em 17/10/2024
A 9ª Conferencia Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente abordou o protagonismo dos jovens. - Foto: Jorge Boruszewsky
Ocorreu na sexta-feira, dia 12 de junho, na Sociedade Ginástica de Novo Hamburgo, a 9ª Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente - “Política e Plano Decenal dos Direitos Humanos da Criança e Adolescente; Fortalecendo os Conselhos dos Direitos da Criança e do Adolescente”, que teve por objetivo criar um plano para os próximos dez anos. O evento é fruto de uma programação, que após 11 Conferências Livres, nas quais foram discutidos e esclarecidos os direitos da Criança e do Adolescente. Palestras, apresentações artísticas e discussões marcaram o encontro, que reuniu mais de 400 pessoas. “Eu diria que esse sucesso é fruto de uma caminhada, que iniciou na primeira Conferência Livre, na qual, os jovens puderam perceber que eles são os protagonistas dos seus direitos”, comenta o secretário de Desenvolvimento Social, Hélio Pacheco. A Conferencia é um evento intersetorial, encabeçada pelas secretarias de Desenvolvimento Social (SDS) e Educação (SMED), em parceria com o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA).

Os participantes foram divididos em cinco eixos (1- promoção dos direitos de crianças e adolescentes; 2- proteção e defesa dos direitos; 3- protagonismo e participação de crianças e adolescentes; 4- controle social da efetivação dos direitos; 5- gestão da política nacional dos direitos humanos de crianças e adolescentes), nos quais foram debatidas as principais demandas envolvendo o tema criança e adolescente. Larissa Ellen de Lima, de 14 anos, representante do Eixo 3, comentou que a discussão em grupo foi baseada em uma maior participação dos jovens em conselhos, e outros serviços que lidam diretamente com esse público. “Queremos nossas demandas atendidas, e por isso, precisamos nos posicionar e assumirmos mais responsabilidades”, enalteceu Larissa. Ao final, foram escolhidos dez delegados, que representarão o Município na Conferência Estadual, que ocorrerá nos dias 17, 18 e 19 de agosto, em Porto Alegre, em local a ser definido.

Participação ativa dos jovens

Com mais de 200 almoços distribuídos para os jovens das entidades atendidas pela Prefeitura, os Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), Unidades de Referência em Assistência Social (URAS), abrigos e escolas da rede municipal, os adolescentes participam para além do esperado. “Ficamos felizes por ver que os jovens tiveram uma participação ativa nesse encontro. Isso é sinal de que as Conferências Livres foram significantes para eles”, observa Gabriela Pruch, secretaria-executiva da Secretaria Integrada dos Conselhos Municipais. O aluno da Escola Municipal de Arte, Carlos Alberto de Oliveira, Bily Anderson Batista Cassol, de 20 anos, participou das conferências. Ele diz que aprendeu a importância de saber sobre os seus direitos e de como buscar isso perante a sociedade. “Tudo o que aprendi nas conferências pude aplicar na minha vida. Muitas vezes falta diálogo das pessoas com as crianças e com os adolescentes, por isso que acontecem tantos conflitos”, explica o jovem. Bily também expôs seus desenhos durante a 9ª Conferência.