Município tem a primeira escola pública de skate do RS
Conforme o diretor da Unidade de Gestão de Programas de Prevenção à Violência, Mauro José da Silva, esta é mais uma ação preventiva da Prefeitura. “Queremos disponibilizar espaços para o esporte e as práticas saudáveis e todos estão convidados a conhecer esta ação”, descreveu. A festa de abertura mobilizou um grande público do bairro. No pátio montado com as rampas, skatistas profissionais e iniciantes dividiram-se entre manobras, prática de grafite e o som de DJs e da dupla Terminal 470, que animou a plateia. Em sua última atividade à frente da CPJuventude, o coordenador Jean Andrade, parabenizou a todos os presentes. “A comunidade está de parabéns. Queremos que vocês aproveitem esta oportunidade da melhor forma. É um momento histórico para nossa cidade”, apontou.
Rampas, manobras e equipamentos de segurança
A primeira escola pública de skate atenderá os 40 jovens do Protejo. O programa, que está em andamento desde 2014, ainda possui 35 vagas abertas para a comunidade local. Segundo o coordenador do Território de Paz/Kephas, Sérgio Arruda, as aulas ocorrem na pista interna, que recebeu rampas e obstáculos. Cada aula poderá receber até 25 alunos, que terão à sua disposição skates e todos os equipamentos de segurança. “Vamos atender jovens de 15 a 24 anos”, afirma Arruda. A prática será ensinada pelo skatista Gustavo Dal Médico, que há pelo menos 28 anos se dedica ao esporte. “Já trabalhei dando aula em outros espaços e será um privilégio poder participar dessa iniciativa de incentivo aos jovens e ao esporte”, descreveu. Dal Médico, também conhecido pelo apelido de Gosma, já deu as primeiras lições durante o lançamento da escola. Entre os jovens, ele já deu dicas para Stefani Gomes, de 9 anos. “Gostei bastante dessa ideia”, disse a menina durante suas primeiras manobras na pista.
Comunidade comemora
Entre os que comemoraram a abertura da escola pública de skate estava o pequeno Vinícius da Silva Leuck, de 6 anos. “Vou pedir pro meu pai me trazer mais vezes”, disse. Por sua vez, seu pai, Claudimir Rudimar Leuck, 39, enalteceu a iniciativa. “Foi ele que me pediu para trazer, nem moramos aqui no bairro. Desde muito cedo incentivei ele no skate”, citou. O jovem Igor da Silva, 12, também se mostrou animado. “Achei bem legal, vou vir todos os dias”, disse. Integrante do Protejo, a adolescente Shaiane Lazarin, 15, também aprovou a chegada da novidade. “Melhorou bastante com o Território aqui. Vou praticar skate, já temos o grafite e informática”, saudou. As aulas ocorrerão todas as terças-feiras, das 8 às 11 horas e das 13 às 16 horas.
Territórios de Paz
Novo Hamburgo conta atualmente com dois Territórios de Paz, sendo um no bairro Santo Afonso e outro no Kephas. O local abriga projetos de inclusão para jovens e adultos. No Território de Paz/Kephas funcionam o Protejo e o Projeto Mulheres da Paz. O local conta com ações de práticas esportivas, recreativas e educacionais, contando com um Telecentro, uma biblioteca, aulas de música, jiu-jitsu e outros. “Agora inovamos com a primeira escola pública de skate. Queremos cada vez mais atrair os jovens”, aponta o prefeito Luis Lauermann. O espaço conta com uma equipe formada por dois assistentes sociais, um psicólogo, dois coordenadores pedagógicos, e um advogado.