Reforçada a sinalização que proíbe o trânsito de veículos no Calçadão Osvaldo Cruz

Pensando na preservação do calçamento e na segurança dos pedestres, a Secretaria de Segurança e Mobilidade Urbana (SESMUR), por meio da Diretoria de Trânsito (DITRAN), implantou placas de regulamentação de trânsito no calçadão Osvaldo Cruz, no Centro. O local recebeu, na sexta-feira, dia 15 de maio, sinalização indicando a proibição de circulação de veículos pesados, motos e de carros sobre o passeio.
Apesar de a restrição já existir, por meio do Decreto Nº 82, de 18/07/1984, a nova sinalização atende a um pedido da comunidade. Recentemente o fluxo de veículos sobre o passeio fez com que as pedras do pavimento se soltassem, oferecendo risco aos pedestres. Como medida, antes de serem feitos os reparos, foi preciso proibir totalmente o trânsito de veículos sobre o Calçadão. “Apenas carros de emergência serão permitidos. Os casos excepcionais previstos no decreto, deverão ser solicitados com antecedência junto a SESMUR, para avaliação”, explica o titular da SESMUR, Egon Kirchheim.
O Decreto
O Decreto Nº 82, de 18/07/1984 - Estabelece Normas Para o Uso Público De Vias Destinadas à Pedestres. Conforme o Artigo 5º, não será permitido nas vias destinadas à pedestres o uso de patinetes, skates, bicicletas, motos e veículos de qualquer natureza. De acordo com o Parágrafo Único - Excetuam-se da proibição prevista neste artigo, as ambulâncias e carros do Corpo de Bombeiros, sempre que alguma emergência assim o exigir, e os veículos destinados ao transporte de valores, de mudanças e outros, mediante autorização da Secretaria de Transportes.