Direitos das Crianças e Adolescentes em pauta nas Conferências Livres

Publicada em 06/04/2015 - Atualizada em 17/10/2024
Na primeira parte da Conferência Livre a Conselheira Tutelar Madalena Soares, explicou os objetivos da programação. - Foto: Jorge Boruszewsky
Iniciou na tarde de segunda-feira, 6 de abril, as Conferências Livres, promovidas pela Prefeitura de Novo Hamburgo, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social (SDS), em parceria com o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA). O evento antecede a 9ª Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente. No evento, que ocorreu nas dependências da FTEC, representantes das escolas Santa Catarina, IENH, 25 de Julho, Pio XII e São João foram convidados a participar das atividades que foram divididas em três momentos. Na primeira parte, foi explicado para os presentes o que é uma Conferência Livre e o que é o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). A explanação foi feita pela conselheira tutelar Madalena Soares. Segundo a conselheira, o ECA tem papel vital na preservação dos direitos desse público. “O ECA está completando 25 anos em 2015, e vem desde então, combatendo todos os tipos de violência sofrida por menores. É isso o que queremos conseguir com as conferências”, explica Madalena.

Após a explicação, foram propostas quatro oficinas: 1-Promoção dos Direitos das Criança e Adolescentes - As infâncias e adolescências na era digital: interface com as Tecnologias da Informação e Comunicação; 2-Proteção e Defesa dos Direitos – A cultura como estratégia para trabalhar proteção e defesa de direitos e o fortalecimento da convivência familiar e comunitária; 3-Protagonismo e Participação de Crianças e Adolescentes e 4 – Controle Social e Gestão da Política de Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes – Protagonismo para Conselheiros, Educadores e Pais: a importância do exercício do protagonismo infanto juvenil e adulto para um controle social e uma gestão da política pública garantidora de direitos. Nelas, profissionais da SDS e do CMDCA conduziram as atividades, que serviram para ilustrar um pouco mais sobre a proposta dos seminários.

As amigas Alana Souza, de 11 anos e Andressa Vitória Hanauer de 12 anos, estudantes da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) São João, optaram pela oficina 2. As meninas descrevem que escolheram esse assunto, por se tratar de um tema que merece a atenção dos jovens, e não somente de adultos. “Eu aprendi que muitas pessoas sofrem agressões quando são crianças, e transmitem isso de geração em geração, o que só propaga a violência”, descreve Alana. “Eu acredito que o único jeito de sanar a violência infantil, é não bater, simplesmente porque você apanhou quando era criança”, complementa Andressa.

Por fim, todos se reuniram em uma plenária e explanaram o que foi debatido em cada oficina. Ao final, os delegados municipais foram escolhidos para representar o Município nas futuras atividades a nível Estadual e Federal, que ocorrerão no segundo semestre de 2015.

Vídeo para divulgar o CMDCA

Se você não sabe o que é, ou como funciona o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), os jovens do grupo Voz Ativa explicam pra você. A equipe, formada por nove jovens que frequentam a Associação do Bem-estar do Menor (ASBEM), produziu um vídeo, que foi exibido na abertura da Conferência Livre, realizada na FTEC. Na produção, foram entrevistados membros do CMDCA, que explicaram o trabalho do Conselho, de uma maneira dinâmica e de fácil compreensão. “A nossa intenção foi deixar mais clara a função do CMDCA. Posteriormente, vamos tentar exibir esse documentário em festivais e outros eventos”, descreve Vilmo da Silva Costa Jr., de 15 anos. “Esse é o papel que queremos ver nos jovens, o de pioneiros e protagonistas de suas próprias histórias”, enaltece o secretário de Desenvolvimento Social (SDS), Hélio Pacheco.

O evento é destinado a toda a sociedade, em especial gestores e profissionais que atuam diretamente nas políticas públicas envolvendo crianças e adolescentes. As inscrições podem ser feitas, até momentos antes dos encontros, no e-mail: cmdcanovohamburgo@gmail.com ou pelo telefone 3527-1883.

Confira a programação:

Horários:

Manhã: 8h30 às 11h30, tarde 13h30 às 16h30 e noite 19h às 22h

Data/Local/Endereço/Turno

06/04 – FTEC (Rua Silveira Martins, 780, Centro), tarde;

06/04 – CIEP – IE Seno Frederico Ludwig (Rua Amalie Thön, 50, Canudos), noite;

07/04 – Praça da Juventude (Rua Honduras, 150, Santo Afonso), tarde;

08/04 – Casa da Lomba (Rua João Aloysio Allgayer, 1238, Lomba Grande), tarde;

09/04 - EMEF Boa Saúde (Av. 22 de Outubro, s/nº, Boa Saúde), tarde;

10/04 – EMEF Vereador Arnaldo Reinhart (Rua Ângelo Provenzano, 705, Canudos), tarde;

05/05 – EMEF Monteiro Lobato (Rua Irmã Lina, 240, São Jorge), tarde;

06/05 - Território da Paz (Rua Arthur Momberger, 1072, Kephas), tarde;

07/05 - CTG Recanto Gaúcho (Rua Aquarius, 163, Roselândia), tarde;

12/05 – EEEM Ant. Borges de Medeiros (Rua Ipiranga, 430, Rondônia), tarde;

13/05 - IENH (Rua Frederico Mentz, 526, Hamburgo Velho), manhã.