Feira estimula a adoção de animais filhotes e adultos

Publicada em 26/02/2015 - Atualizada em 17/10/2024
Cães e gatos a espera de um novo lar. - Foto: Ivan Lauffer
Já se tornou rotineiro, toda quinta-feira tem Feira de Adoção no Centro Administrativo Leopoldo Petry. Quem passa pelo pátio da Prefeitura entre 9 e 14 horas tem a chance de adotar um animal de estimação. Como fez a fiscal de caixa Simone Silveira e seu filho, Marcelo Silveira, que estavam passando pelo local e resolveram adotar. “Já temos dois cachorros, o Ozzy e a Jade, faltava um gato para completar a família”, relata Simone. “Animais de estimação preenchem a casa de alegria, e em troca só pedem carinho e atenção. Já escolhemos até o nome: ele vai se chamar Elvis”, conta Marcelo, 19 anos.

Os animais que estão à espera de um novo lar são oriundos do Canil Municipal. Em média, são adotados de 4 a 6 gatos e de 3 a 4 cães em cada edição da feira. A representante comercial Sonia Kayser enfrentou uma indecisão na hora de escolher o bichinho. “É difícil escolher um só. Eu já tenho duas gatas, moro em apartamento mas, passando por aqui, eu não resisti em adotar mais uma”, declarou.

Animais adultos

Dos cães e gatos que chegam para adoção, aqueles com idade mais avançada são mais difíceis de serem doados. Mas se engana quem pensa que não há vantagens em adotar um animal mais velho. “Os cães adultos já vem castrados, são menos propensos a doenças, como viroses que são comuns em animais mais novos, e, além do mais, eles se adaptam fácil a qualquer ambiente, pois como já vêm de abandono o que estes cães querem é um novo lar”, explica a veterinária do Canil Municipal, Karen Souza.

Um cachorro mais velho foi a preferência da família Santos. “Eu prefiro animais mais velhos justamente porque eles precisam de carinho, já possuem uma história e se adaptam fácil”, conta a vendedora Maristela, mãe da Raiana, 10 anos, e do pequeno Guilherme, de um ano. “Quando eu crescer, quero ser veterinária. Eu vi ela aqui na gaiola, foi amor a primeira vista”, conta empolgada a pequena Raiana, que já escolheu até o nome de seu novo animal de estimação. “Ela vai se chamar Bia, e vai ser muito amada”, completa.

Adotar é fácil

Para aqueles que ficaram interessados em adotar um cão ou gato, é muito fácil, basta ter mais de 18 anos, ter em mãos identidade, CPF, comprovante de residência e assinar um termo de responsabilidade. Os cães e gatos adultos são todos castrados e aqueles que ainda não possuem idade para o procedimento têm a cirurgia garantida quando chegarem ao período adequado.