Prefeitura trabalha na construção de três novas pontes

Publicada em 13/01/2015 - Atualizada em 17/10/2024
Secretário de Obras, Enio Brizola, acompanhou o andamento das obras no bairro Canudos - Foto: Paulo Barcelos
A Prefeitura de Novo Hamburgo, por meio da Secretaria de Obras Públicas e Serviços Urbanos (SEMOPSU), iniciou na terça-feira, dia 13 de janeiro, a construção da nova ponte da Rua Heron Domingues,

sobre o Arroio Pampa, no bairro Canudos. Além desta melhoria, a pasta trabalha em outras duas frentes para adequar as pontes da Rua América, também em Canudos, e na travessia que foi destruída, no acesso ao Balneário Municipal Vitor Mateus Teixeira, no bairro Santo Afonso, popularmente conhecido como “Prainha de Lomba Grande”.

Para a travessia da Rua Heron Domingues serão utilizadas estruturas pré-moldadas em concreto protendido, substituindo a antiga ponte de madeira. Quando concluída a ponte terá 14,85 metros de comprimento e 16,15 metros de largura. Além das pistas para veículos, haverá passagens para pedestres nas laterais. Conforme o prefeito em exercício, Roque Serpa, a obra vai qualificar os deslocamentos dentro do bairro, facilitando o acesso na região. “A estrutura vai beneficiar os moradores, pedestres e motoristas, que poderão novamente circular pela via utilizando a nova ponte”, salienta.

A obra faz parte de um conjunto de melhorias que a Prefeitura de Novo Hamburgo está promovendo no maior bairro da cidade. No total estão sendo investidos R$ 7.177.487,80 em obras no entorno do Arroio Pampa, em Canudos. Tratam-se de importantes intervenções como a instalação de gabiões que alargaram e melhoraram a vazão das águas, principalmente em dias de chuva. Os recursos são oriundos da parceria da Prefeitura com o Governo Federal, a partir do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) – Manejo de Águas Pluviais. De acordo com o titular da SEMOPSU, Enio Brizola, além de melhorar a vazão do arroio, o projeto prevê também a construção de cinco pontes e de travessia para pedestres. “Vamos substituir as antigas pontes de madeira que eram da década de 70, e não resistiram as forças das chuvas, por estruturas de concreto, mais seguras e duradouras”, destaca.

Uma escavadeira hidráulica está fazendo a remoção de terra junto as estruturas da antiga travessia. No local serão feitas as fundações da nova ponte. Ao passar pela obra, o comerciário Jéferson Ferreira, 26, e a esposa, Catiane Valesca Rodrigues, 25, ficaram felizes com a novidade. “A reconstrução da ponte vai beneficiar toda a comunidade dessa região, em especial da Rua Heron Domingues que precisa da travessia para se locomover no bairro”, elogiou Jéferson. “Para a nossa tranquilidade a nova ponte será de concreto, muito mais durável que a antiga de madeira”, disse aliviada Catiane.

Ponte da Rua América

Também no bairro Canudos, a Prefeitura realizou recentemente a concretagem da nova ponte da Rua América. Com a obra, está sendo substituída a antiga ponte de madeira sob o Arroio Pampa, por uma estrutura de alvenaria mais resistente e durável. O próximo passo será o nivelamento com a via e a realocação de bocas de lobo. Para a nova travessia estão sendo usados materiais e mão-de-obra da SEMOPSU.

Ponte da Prainha

A Prefeitura também iniciou, na terça-feira, dia 13 de janeiro, a reconstrução da ponte de madeira do acesso ao Balneário Municipal Vitor Mateus Teixeira, no bairro Santo Afonso, popularmente conhecido como “Prainha de Lomba Grande”. A travessia cedeu quando um caminhão trafegava pelo local, na tarde de segunda-feira, dia 12 de janeiro. Para reconstruir a travessia em madeira, estão sendo utilizados mão-de-obra e materiais próprios da Prefeitura.