Busca Ativa visita moradores com deficiência para divulgar o Pronatec

Publicada em 09/01/2015 - Atualizada em 17/10/2024
Raquel Pereira dos Santos, 49, foi uma das pessoas visitadas. - Foto: Jorge Boruszewsky
A Prefeitura de Novo Hamburgo, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social (SDS), promoveu na sexta-feira, 9 de janeiro, no bairro Rincão, a Busca Ativa. A atividade busca divulgar o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego - Formação Inicial e Continuada (Pronatec-FIC). Segundo o secretário da SDS, Hélio Pacheco, cada Busca Ativa possui um público específico. Nesse último roteiro, os contribuintes visitados eram pessoas com algum tipo de deficiência, que possuíam cadastro no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). “Não é porque a pessoa encontra-se com alguma deficiência, que ela deve ficar fora do mercado de trabalho, ou até mesmo de aprender um ofício novo. Queremos que todos possam ter as mesmas oportunidades”, salienta Pacheco.

Quem aprovou a iniciativa foi a atendente Raquel Pereira dos Santos, 49, e o aposentado João Carlos Vaz da Silveira, 47. “Muitas vezes as pessoas não sabem que possuem essas oportunidades, e com essas visitas, fica mais acessível a participação de pessoas, como a minha mãe, de 79 anos”, descreve Raquel. Já o argumento de João Carlos é de que ele poderá ter uma nova oportunidade profissional. “Desde que fiquei paraplégico não pude mais exercer a minha profissão de pintor. O Pronatec vai me proporcionar uma nova área de atuação”, argumenta João Carlos.

A visita é feita pelos agentes de mobilização da SDS. Um deles, Lucas Thiago de Oliveira da Silva, explica que a escolha das pessoas visitadas é baseada no Cadastro Único (CadÚnico), no qual é feita uma triagem de públicos, separando-os conforme a época de divulgação do Pronatec. “Geralmente visitamos os PCDs em períodos pré-curso, com isso, podemos fazer visitas mais demoradas e nos dedicarmos mais para cada caso, diferente de tempos escolares, ou outros públicos, que já são familiarizados com o Programa”, observa o agente. Durante a Busca Ativa 35 residências foram visitadas. “Aproveitamos para preencher o cadastro e atualizar as informações dos usuários”, explica a agente de mobilização Francine Carolina Rocha.

Vem mais por aí

Durante o ano outras Buscas Ativas serão feitas abrangendo diversos públicos. Lembrando que é permitido a todos os participantes do Pronatec-FIC realizar dois cursos anualmente. Atualmente as etapas 5 e 6 dos cursos do Pronatec 2014 estão em andamento. Novo Hamburgo vem sendo um Município destaque na questão da promoção de cursos do Pronatec em todo o Estado, formando em 2014 mais de 2 mil alunos. A primeira etapa de 2015 será lançada em breve.