Catavida terá nova Unidade em Canudos

Publicada em 09/01/2015 - Atualizada em 17/10/2024
Catavida é um programa premiado da administração de Novo Hamburgo - Foto: Luís Francisco Caselani
O programa de Gestão Social de Resíduos (Catavida), de Novo Hamburgo recebeu uma ótima notícia nesse início de 2015. Trata-se de uma terceira Unidade de Reciclagem de Resíduos, que será construída no bairro Canudos. Essa nova aquisição só foi possível graças a um recurso proveniente do Governo Federal, envolvendo a drenagem do Arroio Pampa. A construção dessa nova Unidade de Reciclagem será uma contrapartida do Município a esse processo de drenagem, recebendo assim, R$ 200 mil em investimentos. “Esse é um projeto técnico-social, que visa ajudar exclusivamente a população dos arredores do Arroio Pampa. Em consenso a Administração, com o envolvimento de várias secretarias, decidiu no que investiríamos esse dinheiro, e a Unidade do Catavida foi a escolhida”, explica o secretário de Desenvolvimento Social, Hélio Pacheco. A reunião que definiu a escolha envolveu as secretarias de Obras Públicas e Serviços Urbanos (SEMOPSU), Meio Ambiente (SEMAM), Especial de Gabinete (SEG), Fazenda (SEMFAZ) e Desenvolvimento Social (SDS).

A SEMAM está cuidando de toda a parte licitatória. Para o secretário do Meio Ambiente, Eduardo Bonato, a nova unidade traz uma grande oportunidade para a localidade. “Essa nova unidade trará um impacto positivo para a melhoria da vida das pessoas. É a ampliação do trabalho de reciclagem, reintroduzindo os resíduos na cadeia produtiva do Município e o retirando das ruas”, salienta.

Catavida comemora

Com mais esse espaço, Novo Hamburgo intensifica o seu trabalho de coleta seletiva e consciente. Para a Assistente Social Rúbia Goetz, é muito importante contar com mais uma Unidade de Reciclagem, já que mais catadores serão formados através do Catavida, gerando mais renda para as famílias da localidade. “Estamos muito contentes em poder ampliar o nosso trabalho em nossa cidade”, observa. O Catavida possui duas Unidades de Reciclagem na cidade: uma no Centro e outra na Roselândia.