Revitalização do Centro é apresentada durante palestra no Sindilojas

Obras do BID na região central de Novo Hamburgo começam em 2018

Publicada em 30/11/2017 - Atualizada em 13/02/2025
Prefeita Fátima apresentou detalhes o projeto de revitalização da área central de Novo Hamburgo para empresários, dirigentes, jornalistas e representantes de entidades - Foto: Rodrigo Ramazzini

Dezenas de empresários, dirigentes, jornalistas e representantes de entidades conheceram na última quarta-feira, 29, os detalhes sobre o projeto de revitalização da área central de Novo Hamburgo, durante palestra da prefeita de Novo Hamburgo, Fátima Daudt, no evento “Oficina de Negócios”, promovido pelo Sindilojas, realizado na Sociedade Ginástica. O trabalho faz parte do Programa de Desenvolvimento Municipal integrado de Novo Hamburgo (Procidades), que será executado com recursos do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

Ao lado de secretários municipais e de integrantes do corpo técnico da prefeitura, Fátima Daudt relembrou o histórico de todo o processo, que chegou ao final de 2016 sem nenhuma obra concluída e com apenas 7% do projeto executado. Assim que assumiu, a nova gestão tratou de negociar a prorrogação do contrato de empréstimo e teve uma resposta positiva do Banco. “Foi o primeiro caso em que um município conseguiu reverter este tipo de situação”, explicou a prefeita aos jornalistas, durante coletiva de imprensa que antecedeu a reunião-almoço.

No início do próximo ano será lançada a licitação para a contratação das empresas que atuarão nas obras do centro, e que contarão com um orçamento disponível de US$ 10 milhões. Nas intervenções programadas estão modificações que irão transformar o Centro em um lugar atrativo, permitindo que a comunidade volte a ocupar os espaços públicos naquela região, além de atrair pessoas de outras cidades que poderão consumir na cidade. “O Centro se tornará uma área muito atrativa. É uma grande responsabilidade, um desafio que estamos enfrentando desde o momento em que assumimos. Se não tivéssemos recuperado este contrato, estaríamos no cadastro negativo das instituições financeiras internacionais”, explicou a prefeita.

Entre as obras previstas estão a nova sinalização de trânsito horizontal, vertical e de semáforos em LED, inteligente, possibilitando melhor mobilidade de pedestres e veículos; novo mobiliário urbano (bancos, estares e equipamentos públicos), revitalização da Praça do Imigrante, com nova iluminação, pavimentação e mobiliário, reforma dos banheiros públicos, além da instalação de um posto da Guarda Municipal junto ao Receptivo Turístico; revitalização do calçadão Oswaldo Cruz, com nova iluminação, nova pavimentação e mobiliário; revitalização das bancas e construção de um café junto ao Largo Povo de Canelones; novas redes de água, esgoto e drenagem separadas, possibilitando futuro tratamento do esgoto sanitário; nova rede elétrica, iluminação pública com sistema LED, telefonia compacta e menor poluição visual; nova pavimentação nas ruas; pavimentação das calçadas, com acessibilidade universal, com blocos de concreto.

“São inúmeras obras que transformarão o nosso Centro a partir do próximo ano. Queremos que as entidades acompanhem de perto todo o trabalho, para minimizar os impactos junto aos comerciantes durante o período das obras”, destacou Fátima Daudt, que detalhou o projeto ao lado dos secretários da Fazenda, Gilberto dos Reis, Desenvolvimento Urbano e Habitação, Roberta Gomes de Oliveira, Obras Públicas, Serviços Urbanos e Viários, Faisal Karam, e Desenvolvimento Econômico, Paraskevi Bessa-Rodrigues.

Galeria da notícia