COMUR busca soluções ambientais para a Pedreira Municipal

A recuperação da área da Pedreira Municipal e a destinação apropriada aos resíduos sólidos de Novo Hamburgo foram os temas norteadores do encontro que ocorreu na última terça-feira, 17, no Centro Administrativo Leopoldo Petry. A reunião contou com a presença do diretor-geral da Companhia Municipal de Urbanismo (COMUR), Joel Gross, do secretário Municipal de Meio Ambiente, Udo Sarlet, além de técnicos da área ambiental. Desativada desde o início do ano passado, a Pedreira Municipal, que é administrada pela COMUR e que fica localizada no bairro Roselândia, possui 38,66 hectares, área esta que está sendo estudada para que, em um futuro próximo, possa receber ações ambientais que beneficiarão todo o Município.
Estudos técnicos já foram encomendados pela COMUR para que a Pedreira passe a ser um local de destinação de resíduos da construção civil. Há a possibilidade também, que a área receba outros tipos de materiais descartados. “Estamos elaborando um projeto que consiste na utilização de materiais descartados de obras da cidade para a implantação na topografia da Pedreira. Há uma necessidade do Município quanto a destinação desses materiais, o que podemos suprir com a área da Pedreira, que não é mais utilizada para mineração, mas que queremos aproveitar o espaço, torná-lo útil para a cidade, além de recuperá-lo”, explicou Gross. Nesta proposta restos de tijolos, argamassa, concreto, entre outros materiais oriundos da construção, reforma e demolição de residências, pontes ou prédios, poderão ter a destinação correta, passando por etapas de trituração e, após isso, servindo como material de recuperação da área topográfica da Pedreira.
O próximo passo da Companhia é apresentar projetos finais a serem implantados na Pedreira, além da instalação de uma central para recebimento, beneficiamento e aterro de resíduos sólidos da construção civil - o qual está em fase de elaboração -, um projeto para instalação de uma central de recebimento, triagem, compostagem e transbordo de resíduos extradomiciliares.