Cine Fórum debate direitos humanos durante Semana Acadêmica do Curso de História da FEEVALE

A iniciativa faz parte dos 14 projetos aprovados pelo 2º Edital de Estímulo a Projetos Culturais e Artísticos promovido pela Secretaria Municipal da Cultura de Novo Hamburgo

Publicada em 25/09/2017 - Atualizada em 17/10/2024

O I Circuito de Fruição Cultural - Cine Fórum Diálogos Necessários: Cultura, Educação e Direitos Humanos segue proporcionando debate sobre direitos humanos a partir da linguagem cinematográfica. Desta vez quem participa são os alunos da Feevale, durante a Semana Acadêmica do Curso de História. Serão três exibições, nos dias 25, 27 e 29 de setembro.

A iniciativa faz parte dos 14 projetos aprovados pelo 2º Edital de Estímulo a Projetos Culturais e Artísticos, promovido pela Secretaria Municipal da Cultura de Novo Hamburgo (Secult) e Conselho Municipal de Cultura, com recursos do Fundo Municipal de Cultura (Funcultura) e é uma realização da Imago Produtora com apoio da Tipograma, Coletivo Baio, Associação de Amigos do Patrimônio Histórico e Cultural de Dois Irmãos e das produtoras Visagem Audiovisual, Imagem Tempo e Modo Operante Produções.

Serão exibidos os curtas Melanina (2014, Novo Hamburgo) e Do Meu Lado (2014, Brasil), após haverá debate com mediação do historiador Orson Soares, também responsável pela curadoria do projeto. Segundo ele, as exibições objetivam abrir horizontes e remover o véu que se coloca sobre grupamentos marginalizados. “A intenção é promover a conscientização a respeito da responsabilidade de cada um para a construção de uma sociedade mais justa, fomentando o diálogo aberto sobre cidadania, tolerância e diversidade”, ressalta.

Do Meu Lado, dirigido por Tarcísio Lara Puiati, mostra como as vidas de duas vizinhas, uma umbandista e uma protestante, começam a se cruzar quando uma infiltração abre um buraco na parede que divide suas casas. Melanina, dirigido por Rosana Silveira e Cristine Bahia, 20 minutos, é um documentário que conta um pouco da história da Sociedade Cruzeiro do Sul - Cruzeirinho, a mais antiga entidade do carnaval hamburguense.

Conforme a coordenadora do projeto, a produtora cultural Luana Khodja, os debates e bate-papos com o público objetivam contribuir para um aprofundamento crítico e vivencial da experiência da fruição cultural, estimulando uma análise mais aprofundada da sociedade em que vivemos.

Serviço:

25/09 - 19h30 - Melanina (Câmpus II Vila Nova 13, Prédio Azul, 408)

27/09 - 09h30 - Do Meu Lado (Câmpus II Vila Nova 13, Prédio Azul, 310)

29/09 - 19h30 - Do Meu Lado (Câmpus I - Hamburgo Velho - Campus I Sede, 310)