Prefeitura anuncia recursos do BID para Lomba Grande

Serão investidos R$ 1,3 milhão para o desenvolvimento da região

Publicada em 21/09/2017 - Atualizada em 17/10/2024
Anúncio dos investimentos foi feito pela prefeita Fátima Daudt na Sociedade Gaúcha de Lomba Grande - Foto: Divulgação PMNH

O dia 20 de setembro, que tradicionalmente é muito comemorado em Lomba Grande, foi a data escolhida pela prefeita de Novo Hamburgo, Fátima Daudt, para um anúncio significativo de investimentos no bairro. Com prazo previsto de conclusão até dezembro de 2018, serão investidos R$ 1,3 milhão, valor que passa a integrar o componente econômico do financiamento recuperado pela atual gestão junto ao BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento). Os recursos serão utilizados na recuperação de um prédio destinado à agroindústria, com capacidade para atendimento às demandas dos produtores locais. Outra parte será aplicada na reforma total da antiga Secretaria de Agricultura, interditada desde 2013.

“Durante nossa recente estada em Washington tivemos condições de dar andamento ao processo de financiamento do BID, garantindo este aporte para Lomba Grande. Consideramos este anúncio muito importante, pois os produtos da região poderão ser industrializados por meio de cooperativas ou outras formas apropriadas para isso, com uma média de aumento na renda que poderá chegar a 30%. E este investimento também servirá como base para buscarmos mais recursos para o bairro, por meio da apresentação de novos projetos”, antecipou Fátima Daudt, acompanhada de vários secretários municipais, entre eles a secretária de Desenvolvimento Econômico, Paraskevi Bessa-Rodrigues.

Até então, Lomba Grande não estava contemplada nas gestões anteriores do programa do BID. Técnicos da Prefeitura e do próprio Banco estiveram no bairro avaliando as possibilidades de inclusão, e a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, por meio de uma engenharia interna realizada por sua equipe, garantiu os investimentos.

AGROINDÚSTRIA – O prédio para a agroindústria aproveitará uma estrutura já existente localizada na Estrada do Walahai, 1.400. No local será feita toda a instalação elétrica, hidráulica, reforma no telhado, portas e janelas, ventilação, revestimento impermeável, acesso para veículos médios e pesados, infraestrutura de mobiliário e informática e aquisição de subestação elétrica, permitindo a recuperação de equipamentos já existentes e não utilizados.

Por sua vez, o prédio antigo da Secretaria de Agricultura, situado na Rua João Aloysio Algayer, passará por uma reforma total, incluindo instalação elétrica, hidráulica, recuperação de fachada, reforço na fundação, telhado, portas, janelas, pisos do primeiro e segundo pavimentos, infraestrutura de mobiliário e informática. O objetivo é transferir a diretoria de desenvolvimento rural e integrar outros serviços públicos municipais para a comunidade, diminuindo a dependência de aluguéis.

Nos próximos dias a Prefeitura de Novo Hamburgo fará uma chamada pública de manifestação de interesse para estes dois projetos.

Galeria da notícia