Bibliotecas receberão kits de livros

Publicada em 19/06/2017 - Atualizada em 16/10/2024
A bibliotecária Maria Denise Kornarzewski, da Biblioteca Machado de Assis, de Novo Hamburgo, deu entrevista à TVE - Foto: Joel Reichert

A equipe da secretaria de Cultura (SECULT) realizou semana passada uma visita no Sistema Estadual de Bibliotecas, em Porto Alegre. O objetivo foi conhecer o sistema livre de gestão de acervo para bibliotecas e também buscar kits de livros gratuitos, disponibilizados pelo sistema a cada três meses a bibliotecas públicas e comunitárias.

Ao todo, foram 150 livros doados para Novo Hamburgo. Para a bibliotecária Maria Denise Kornarzewski, da SECULT, a doação foi muito bem recebida pela Biblioteca Pública Municipal Machado de Assis. “Esse trabalho do Sistema Estadual de Bibliotecas é muito importante, pois muitas bibliotecas não tem condições de adquirir acervo, e essa é uma boa oportunidade. Muitas bibliotecas nem sabem que é possível receber essa doação periódica”, afirma.

A bibliotecária Morgana Marcon, coordenadora do Sistema, explicou que os kits de livros, DVD's e songbooks são oriundos de doações feitas por editoras através de contrapartidas de obras publicadas com o financiamento do Pró-Cultura ou da Lei de Incentivo à Cultura (LIC), numa forma de retorno à sociedade pelo investimento realizado com recursos públicos, e estão disponíveis para todas as bibliotecas públicas e comunitárias do Estado.

A bibliotecária hamburguense também foi entrevistada pela TVE, emissora de televisão do Estado, que realizava uma matéria no local, comunicando a disponibilidade dos kits para as bibliotecas do Rio Grande do Sul. Dos 150 livros, 30 ficaram na Biblioteca Municipal, onde passarão por um processo de catalogação e registro, e em breve estarão disponíveis à comunidade. Os outros quatro kits, ou seja, 120 livros, serão doados a bibliotecas comunitárias.

Além de receber as doações, a equipe aproveitou a oportunidade para conhecer o Biblilivre, um sistema livre de gestão de acervos para bibliotecas. A Biblioteca Municipal de Novo Hamburgo está estudando a viabilidade da implantação do sistema, que não gera custos ao Município. Hoje, a Biblioteca Municipal já é totalmente informatizada, mas a implantação de um novo sistema se faz necessário para a atualização dos dados do acervo.