Prefeitura reúne expositores da Economia Solidária na Feira da Loucura por Sapatos

A participação da Economia Solidária na Feira da Loucura por Sapatos é uma iniciativa da Prefeitura de Novo Hamburgo, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, com apoio do Gabinete da Prefeita Fátima Daudt. São 12 estandes que oferecem trabalhos de artesanato, produtos coloniais e alimentos orgânicos. "É um espaço multiplicador dentro de uma feira que deve receber mais de cem mil visitantes", ressalta o diretor-presidente da Fenac, Márcio Jung, em sua visita a essa área coletiva logo após a abertura dos portões da Fenac nesta quinta-feira, dia 6. "Vale destacar que são 90 pessoas envolvidas no processo de Economia Solidária aqui na Loucura por Sapatos, pois há revezamento por turnos de quem expõe, já que a feira vai das 10 às 21 horas diariamente", explica o administrador do projeto, Nelson da Silva Pinto.
Tudo o que está exposto nos ambientes destinados à Economia Solidária, situados no térreo do pavilhão em dois blocos próximos ao Maridódromo, segue os princípios de autogestão, cooperação, respeito à natureza, comércio justo e consumo consciente. "É muito importante a participação da Economia Solidária de Novo Hamburgo na Feira da Loucura por Sapatos para a valorização dos produtos locais, de forma a promover a criatividade e contribuir com o meio ambiente", enfatiza a assessora de Políticas Públicas Viviane Patrice Flores. "Tanto que vários produtos são elaborados a partir da reciclagem, o que inclui garrafas e latas, como também os materiais mais inusitados, como filtros usados de papel para passar café e até cascas de ovos."
Os expositores têm em comum a igualdade de espaço e de oportunidades. Participam os grupos Fórum Municipal de Economia Popular Solidária (EPS) de Novo Hamburgo, Casa do Artesão, Lomba Grande, Associação dos Artesãos e Artes (Asaartes), Praça do Imigrante, Brique Praça 20 e Hamburgo Velho, que atuam de maneira democrática.
A Economia Solidária no Município está alinhada ao programa nacional de mesmo nome que fomenta o desenvolvimento de práticas de empreendedorismo que não façam distinção de funções, pois se tratam de processos cooperativados.
Dentro da programação pelo aniversário de 90 anos de Novo Hamburgo, a Economia Solidária participa em dois eventos. Pelo coletivo de Lomba Grande, estará presente na Feira Tradicionalista nos dias 8 e 9 deste mês, com trabalhos feitos à mão e produtos coloniais. E também na Feira do Peixe, da Pista de Eventos, que contará com a participação de vários grupos. Já na Fenac, permanece até o último dia da Feira da Loucura por Sapatos, no dia 16 deste mês.