Seminário Todos por Elas traz propostas de enfrentamento à violência contra a mulher

Publicada em 06/04/2017 - Atualizada em 16/10/2024
Seminário Todos por Elas foi apresentado na Câmara de Vereadores - Foto: Jaime Freitas - Divulgação/Câmara de Vereadores de Novo Hamburgo

Do Seminário Todos por Elas no Combate à Violência Contra a Mulher, realizado em 31 de março no plenário da Câmara de Vereadores de Novo Hamburgo, foi produzida uma carta de responsabilidade mútua entre os participantes com 17 itens que exigem o foco da política pública. O encontro com representação do Executivo, do Legislativo e do Judiciário foi promovido pela presidente da Câmara de Vereadores de Novo Hamburgo, Patricia Beck, e se propôs ao enfrentamento de situações de vulnerabilidade feminina.

A série de ações já foi levantada com a intenção de ser posta em prática ainda neste ano. Entre as proposições estão a promoção nas escolas de ciclos de palestras sobre o tema, reuniões bimestrais entre os poderes para traçar ações e planos em torno da questão da violência doméstica, a confecção do plano municipal de políticas para mulheres e a retomada da Patrulha Maria da Penha.

Na ocasião do encontro de debates, a mesa diretora da Câmara foi ocupada pela coordenadora municipal de Políticas Públicas para Mulheres, Giovana Guadalupe, a coordenadora do Centro de Referência Viva Mulher, Elis Regina Barros, o representante da Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (Deam), delegado Clóvis Nei da Silva, a defensora pública Miriane Tagliari, a promotora do Município, Juliana Giongo, a juíza de Direito do Juizado de Violência Doméstica, Andréa Hoch Cenne, e a secretária Roberta Gomes de Oliveira, representando a prefeita Fátima Daudt. “Para mim foi um momento muito claro de profunda construção coletiva de políticas públicas voltadas às mulheres”, salientou Giovana Guadalupe. “Unir os três poderes em seminário é sempre fundamental para temas de grande interesse da sociedade.”

Galeria da notícia