SECULT recebe residentes em saúde mental

No início de março, cerca de 20 residentes de saúde mental coletiva estiveram na Secretaria de Cultura (SECULT) de Novo Hamburgo para conhecer a estrutura de atendimento da cidade. Cada um deles pode escolher a sua área de atuação. Na segunda-feira, dia 27, as residentes Priscila Siebeneichler e Raquel Braga se integraram à equipe da SECULT para realizar ações que integrem arte e Cultura à terapia.
Priscila e Raquel são pós-graduandas do curso de Saúde Mental Coletiva da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Elas serão responsáveis pelo planejamento e desenvolvimento de práticas de artes plásticas, dança, música e outros segmentos artísticos com a finalidade de integração social. As atividades serão abertas ao público, e acontecerão no Espaço Cultural Albano Hartz. “Nesta residência temos o título de especialista em Saúde Mental, o que é muito amplo, e permite atuar em diversas áreas do sistema público, numa perspectiva coletiva. Se por um lado a psicoterapia é individual, a terapia coletiva trabalha observado a questão social”, explicou Priscila.
Novo Hamburgo foi pioneira na parceria com a UFRGS, recebendo residentes desde 2004. São cerca de 20 novos estudardes da pós-graduação a cada ano, atuando nos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) da cidade. Desde 2016, a Secretaria de Cultura também passou a receber residentes com atuação voltada ao uso das artes como terapia.