Orquestra de Sopros comemora 65 anos com gravação de DVD

Publicada em 28/03/2017 - Atualizada em 16/10/2024
Secretário Ralfe Cardoso falou da necessidade de potencializar papel da Orquestra - Foto: Joel Reichert

Quando a Banda Municipal de Novo Hamburgo surgiu, lá em 1952, logo se tornou referência nas cidades da região. O que não se imaginava era que, 65 anos depois, a banda dos funcionários públicos municipais se transformaria na Orquestra de Sopros de Novo Hamburgo (OSNH), uma referência nacional. Para comemorar a data festiva, a direção da Orquestra prepara para junho a gravação de um DVD, com a participação de renomados artistas gaúchos. Na tarde de terça-feira, dia 28, a direção da OSNH se reuniu com o secretário de Cultura, Ralfe Cardoso, para acertar os detalhes da gravação, que acontecerá no Teatro Feevale. O projeto tem financiamento do Pró-Cultura e da Lei Rouanet. Entre os participantes estão nomes consagrados, como Borguetinho, Duca Leindecker e Tonho Crocco, Ernesto Fagundes e Thedy Correa.

Para o secretário Ralfe, o lançamento do DVD é o primeiro passo para valorizar o trabalho da Orquestra. “Queremos que a nossa Orquestra seja referência em todo Sul do país, não só nas apresentações, mas na formação de músicos. Por isso queremos potencializar ao máximo as ações. Em abril, a Orquestra já terá o seu próprio espaço para ensaios”.

O diretor artístico da OSNH, Gustavo Müller, ressaltou que o projeto é um sonho antigo dos músicos. “A orquestra já tem um CD gravado. Esta vontade de gravar este material já vem de longa data. Mas, hoje, atingimos uma maturidade musical que chega junto com os 65 anos da Orquestra. A escolha de artistas gaúchos também servirá para mostrar para fora do Estado o trabalho da Orquestra e um pouco da música que se faz aqui. Müller ainda lembrou que a OSNH é uma das mais antigas do Estado. São 65 anos de trabalho ininterruptos. E o DVD vem para brindar esta data”, destacou.

A história

A Orquestra de Sopros de Novo Hamburgo (OSNH) faz parte do patrimônio histórico, artístico e cultural de Novo Hamburgo, de acordo com o decreto de tombamento nº 3246/2008, de 26 de março de 2008.

A APRATA - Associação dos Profissionais das Artes e Técnicos Afins -, desde o ano de 1997 até outubro de 2016, foi a entidade responsável pela gestão deste patrimônio, que pertence à comunidade hamburguense e, juntamente com o poder público, tem o compromisso de preservar viva a memória cultural e musical de nossa cidade e da região, mas também, ao mesmo tempo, entende e defende seu papel como um agente fomentador de novas linguagens artísticas, representadas pelas vanguardas e manifestações culturais contemporâneas.

A OSNH é a herdeira de um legado que se iniciou em 1952, com a criação da então Banda Municipal, completando em junho deste ano 65 anos ininterruptos de serviços prestados à comunidade hamburguense, preservando e resgatando a música de concerto, a música de sopro, contribuindo para manter viva a nossa tradição cultural, tradição esta herdada de nossos antepassados, de um povo que se importa e valoriza a cultura como um importante elemento formador da cidadania.

A OSNH tem entre os seus objetivos manter o compromisso de ir ao encontro das comunidades. Se colocando à disposição como uma referência musical, cultural e educacional, na medida em que proporciona a socialização e a democratização ao acesso à repertórios musicais clássicos e contemporâneos.

A OSNH atualmente é um dos principais corpos orquestrais em atividade no Brasil, sendo referência no que diz respeito a excelência técnica e qualidade artístico/musical no Estado do RS.

Atualmente a Orquestra é regida pelo maestro Lincoln da Gama Lobo, tem direção artística de Gustavo Müller e direção administrativa de Renato Santos. É composta por 30 músicos e utiliza na sua formação os seguintes instrumentos: flauta, flautim, clarinete, clarone, oboé, saxofone, trompa, trompete, trombone, tuba, contrabaixo, tímpano, e percussão. Fazem parte da equipe técnica Áurea Feijó, responsável pela coordenação cênica e Elói Stein e Bruno Lobo, responsáveis pela montagem de palco.