Prefeitura recepciona residentes em saúde mental

Publicada em 20/03/2017 - Atualizada em 16/10/2024
Parceria entre a Universidade Federal do Rio Grande do Sul e Prefeitura de Novo Hamburgo proporciona projetos culturais em Saúde Mental - Foto: Kauê Mallmann

A semana passada foi de apresentações na secretaria de Cultura. Cerca de 20 novos residentes estão conhecendo os espaços de saúde mental de Novo Hamburgo em que atuarão. Os sete preceptores, responsáveis pela supervisão das residências, apresentaram os espaços disponíveis, entre eles os Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) e a própria Secretaria de Cultura, que desde 2016 oferece atividades artísticas aos usuários do sistema de atendimento em saúde mental.

O projeto é uma parceria da Prefeitura de Novo Hamburgo com a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Os residentes são graduados em diversas áreas, como psicologia, enfermagem, educação física e serviço social.

Os residentes atuarão durante o ano em Novo Hamburgo realizando atendimentos aos usuários e planejando ações. Conforme a servidora da Secretaria de Cultura e também preceptora dos residentes, Clarice Pereira, a parceria possibilita criar novas relações entre os usuários do CAPS. “Inserir a arte no atendimento psicossocial é tirar o estigma de doente do usuário e mostrar que ele é um cidadão. Mesmo com a sua enfermidade, ele pode participar da vida cultural da cidade", ressaltou Clarice.