41ª Fimec encerra com visitação qualificada e bons negócios
Edição de 2018 já tem data marcada

Visitantes em busca de novidades e tecnologia para seus negócios, e expositores dispostos a apresentar suas inovações a quem passou pelos pavilhões da Fenac. Esse foi o ritmo da 41ª Fimec, que aconteceu entre os dias 14 e 16 de março, em Novo Hamburgo. O evento reuniu um público qualificado de pessoas em busca de lançamentos de máquinas, componentes, couros e química para a indústria do calçado, bolsa e artefatos. A tecnologia para melhorar processos, aumentar a produtividade e tornar a indústria calçadista ainda mais competitiva foi um dos pontos de destaque da feira. “Nossa expectativa foi alcançada nos três dias de Fimec, a quantidade de contatos feitos e efetivos foi bem maior que nos últimos tempos. Nos corredores foi possível perceber o otimismo dos expositores e a visitação qualificada de estrangeiros. Posso afirmar que esta feira está sendo a melhor Fimec dos últimos tempos”, afirma do diretor-presidente da Fenac, Márcio Jung. A parceria reforçada com as entidades setoriais fez com que a Fimec incentivasse ainda mais a geração de negócios, através dos projetos Comprador, Rodadas de Negócios e FF Exchange.
Além dos produtos dos cerca de 500 expositores, a Fimec também contou com ações de experiência, como a Fábrica Conceito, Estúdio Fimec e o Espaço Fimec Conteúdo. A Fábrica Conceito produziu durante três dias cerca de 5 mil pares de calçados, apresentando tecnologia de ponta e novidades que reduzem os custos e aumentam a produtividade do setor calçadista. O projeto, realizado pela Fenac, o IBTeC e a Coelho Assessoria Empresarial é considerado uma vitrine para o expositor, já que as máquinas que estão nos estandes são colocadas em funcionamento na Fábrica. A iniciativa teve um investimento de mais de R$ 3 milhões em máquinas colocadas pelos expositores.
Já o Estúdio Fimec trouxe uma experiência única para o visitante, que imergiu no comportamento de consumo dos Essenciais, e pode conhecer materiais dos expositores com as características deste público e ainda customizar peças de acordo com essa temática e interagir com o tema que visa a valorização das pequenas coisas e um comportamento menos consumista e mais consciente.
De forma inédita, a Fimec trouxe este ano um espaço para disseminação e compartilhamento de conhecimento. O Espaço Fimec Conteúdo apresentou pocket palestras com informações pertinentes ao setor, visando uma dinâmica rápida para conferir temas de interesse dos visitantes.
Uma semana antes em 2018
A novidade para a próxima edição está relacionada à data do evento. Em 2018, a feira já está marcada para os dias 06, 07 e 08 de março, das 13 às 20 horas. A antecipação de alguns dias se deu após inúmeros debates com entidades, análise de pesquisa realizada com expositores e visitantes e definida em reunião do conselho de administração da Fenac. O objetivo da mudança foi adequar o evento ao calendário de feiras nacionais e internacionais do setor, garantindo assim que a feira não coincida com outros eventos da cadeia coureiro-calçadista, e receba o público qualificado que já vem recebendo em outras edições.
A Feira
A Fimec (Feira Internacional de Couros, Produtos Químicos, Componentes, Máquinas e Equipamentos para Calçados e Curtumes) é um evento realizado pela Fenac e prefeitura de Novo Hamburgo, com patrocínio Transduarte e SICOOB Ecocredi, apoio Abrameq (Associação brasileira das indústrias e máquinas e equipamentos para os setores do couro, calçado e afins), Assintecal (A Associação Brasileira de Empresas de Componentes para Couro, Calçados e Artefatos), CICB (Centro das Indústrias de Curtumes do Brasil) e Abicalçados. O evento conta com apoio institucional da ABQTIC (Associação brasileira dos químicos e técnicos da indústria do couro), IBTeC (Instituto Brasileiro de Tecnologia do Couro, Calçado e Artefatos), ACI NH/CB/EV (Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Novo Hamburgo, Campo Bom e Estância Velha) e AICSul (Associação das Indústrias de Curtume do Rio Grande do Sul).