Cursos de informática da Prefeitura formam mais de 200 alunos

.
Publicada em 05/12/2016 - Atualizada em 14/02/2025
Cerca de 200 pessoas se formaram nos cursos de informática ofertados pela SETID - Foto: Marcos Heck

O clima foi de euforia e descontração na segunda-feira, dia 5 de dezembro, no auditório da Ftec – Faculdades de Tecnologia. Ao longo do dia, cerca de 200 pessoas da terceira idade receberam os seus certificados de conclusão nos cursos de Informática Básica, Intermediária e de uso dos Smartphones e Tablets. As aulas são oferecidas pela Prefeitura de Novo Hamburgo, por meio da Secretaria de Tecnologia da Informação e Inclusão Digital (SETID).

O Coordenador de Inclusão Digital da SETID, Lucas Backes, destaca o papel da comunidade na realização desses momentos. “O curso de Smartphones e Tablets foi uma demanda dos alunos e por isso nós o ofertamos. O sentido de existir essas aulas, é a participação de todas as pessoas que buscam mais conhecimento”, destacou.

Os cursos, além de levarem conhecimento para as pessoas de idade mais avançada, também fortaleceram vínculos e criaram novas amizades. É o caso do trio Edla Liane Klein, 67 anos, Gastão Renato Cassel, 80 anos, e Maria Elisabete Justo Silveira, 52 anos, que se conheceram nas aulas e hoje são grandes amigos. “É muito importante que a gente sempre siga se atualizando com os cursos, eu mesmo já fiz o de Informática Básica e Intermediário e hoje me formo em Smartphones e Tablets”, contou Gastão. O formando falou ainda que conhece colegas que estão se sentindo mais dispostos após terem iniciado os estudos. O trio de amigos mantém contato atualmente via Facebook e através de um grupo da turma no Whatsapp, destacando que conversam quase o dia inteiro.

Os cursos são voltados para pessoas com pouca ou nenhuma familiaridade com o universo digital, e tiveram duração de quatro meses com aulas uma vez por semana, cada uma com duas horas de duração. Neste período, os alunos, em sua maioria idosos, aprenderam desde a estrutura que compõe um computador até a navegação na internet. A novidade desse ano foram as aulas dedicadas ao uso de Smartphones e Tablets. A Prefeitura oferece os cursos gratuitamente.

Galeria da notícia