GGI-M faz balanço de 2016

Publicada em 01/12/2016 - Atualizada em 17/10/2024
A reunião ocorreu na Sede da Guarda Municipal. - Foto: Jorge Boruszewsky

Na tarde de quinta-feira, 1º de dezembro, na Sede da Guarda Municipal, o Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGI-M), realizou um balanço do ano de 2016, e suas principais conquistas, principalmente do segundo semestre. Dentre as pautas, destaca-se a ampliação do videomonitoramento na cidade, que prevê a instalação de oito novas câmeras, instalações de fibra ótica, monitores e novos computadores. Essa conquista foi adquirido via emenda parlamentar do Deputado Federal João Derly. “Agradecemos ao esforço do deputado por ter nos garantido esse recurso”, comemorou o titular da Secretaria de Segurança e Mobilidade Urbana (SESMUR), Filipe Nunes Ferreira. “As câmeras foram o pontapé inicial no quesito Segurança em Novo Hamburgo. Agora, nosso objetivo é conseguir junto ao Governo do Estado, que eles se responsabilizem pelos gastos com os bancos de dados do videomonitoramento. Além disso, queremos garantir o cercamento eletrônico para o Município”, completou o assessor parlamentar do Deputado, Gustavo Finck. O GGI-M é administrado pela Prefeitura, por meio SESMUR.

Ainda de acordo com Nunes, os planos da SESMUR até o fim de dezembro é tornar o Observatório de Segurança Cidadã e o Plano Municipal de Segurança, politicas públicas, para que as futuras gestões possam aproveitar esse legado. “Estamos entregando a Secretaria bem diferente de como a encontramos, quando assumimos em junho. Um dos pontos mais positivos, com certeza, foi o aumento na parceria com outras forças policiais como a Polícia Civil, Brigada Militar e a Superintendência de Serviços Penitenciários (SUSEPE), e o trabalho intersetorial, com outras secretarias municipais”, observou o secretário. Ainda estiveram presentes as secretarias de Educação (SMED) e Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia, Trabalho e Turismo (SEDETUR), que introduziu o tema sobre os ambulantes da cidade, que estão comercializando em calçadas do Município, o que é ilegal.

A guarda municipal e coordenadora do Observatório de Segurança, Claudete Souza, apresentou a todos os presentes, o Prêmio Nacional de Projetos de Prevenção à Violência, conquistado no dia 18 de novembro, no 26° Congresso Nacional das Guardas Municipais. Um balanço sobre a situação dos convênios com o Governo do Estado também estava entre os temas debatidos.

Galeria da notícia