SESMUR entrega prêmio nacional às escolas e guardas municipais

Publicada em 29/11/2016 - Atualizada em 17/10/2024
O Prêmio foi dividido entre todos os envolvidos. - Foto: Jorge Boruszewsky

Na terça-feira, 29 de novembro, representantes das 34 escolas municipais de Novo Hamburgo atendidas pelo Programa Escola Mais Segura, estiveram no salão de atos do 4º andar do Centro Administrativo Leopoldo Petry para receber das mãos dos secretários de Educação, Cristiane Sousa da Costa e de Segurança e Mobilidade Urbana, Filipe Nunes Ferreira, o Prêmio Nacional de Projetos de Prevenção à Violência. A premiação foi conquistada no dia 18 de novembro, no 26° Congresso Nacional das Guardas Municipais. Cerca de 30 guardas municipais envolvidos no projeto também estiveram na homenagem.

Segundo o secretário de Segurança e Mobilidade Urbana, a ideia de compartilhar o prêmio com todos os professores e guardas municipais tem o objetivo de mostrar o quanto cada um foi importante para a conquista. “É impossível trabalhar sem a participação de todos os envolvidos, por isso a presença de todos aqui, para compartilharmos essa premiação. Agora vamos fazer um balanço de como foi o trabalho desde o lançamento no final do junho e corrigir o que ainda precisa ser revisto, já que o Escola Mais Segura tem o objetivo de se tornar uma política pública”, descreveu Nunes. “Fomos convidados para ir a São Paulo em dezembro, para divulgar o nosso Projeto. Novo Hamburgo está se tornando destaque nacional, graças a essa iniciativa”, complementou.

Para a titular da Secretaria de Educação, o trabalho conjunto entre as secretarias proporcionou um resultado bem-sucedido no Escola Mais Segura, resultando no prêmio. “Vamos deixar um legado aqui. Na Educação, acreditamos que prevenir é melhor do que reprimir, e isso foi provado no desempenho que estamos tendo em tudo o que envolve a intersetorialidade entre as duas pastas”, destacou Cristiane.

A Guarda Municipal e coordenadora do observatório de segurança, Claudete Souza, representou o projeto Escola Mais Segura, em Canoas, no 26° Congresso Nacional das Guardas Municipais. “Nós já fomos para lá com uma certa expectativa de vencer. O Projeto atendia todas as exigências e estava apresentando um bom resultado, por isso o inscrevemos. A felicidade foi tremenda, já que é uma premiação a nível nacional”, relatou Claudete. Um documentário sobre o prêmio foi exibido durante a atividade.

Escola Mais Segura

O Escola Mais Segura é uma realização da Administração com as secretarias de Educação (SMED) e de Segurança Pública e Mobilidade Urbana (SESMUR). O projeto contempla 34 escolas municipais, entre Educação Infantil e Ensino Fundamental, nos bairros Canudos, Santo Afonso e Kephas, atendendo 12 mil crianças de 0 a 14 anos. O projeto conta com o recursos garantidos por meio do Orçamento Participativo (OP), onde a segurança foi indicada como prioridade pelos hamburguenses que participaram das assembleias públicas realizadas em 2015.

Galeria da notícia