Seminário debateu Políticas Públicas para Minorias

Publicada em 25/11/2016 - Atualizada em 17/10/2024
Silvia Zuffo, mestranda em Diversidade Cultural e Inclusão Social, foi convidada para falar sobre o tema - Foto: Patrícia Pedrozo

Na quinta-feira, 24 de novembro, a Prefeitura de Novo Hamburgo, por meio da Coordenadoria de Políticas Públicas para a Juventude (CPJuventude), realizou o Seminário sobre Políticas Públicas para Minorias Representativas. O evento aconteceu no auditório da Ftec, onde estiveram representantes da juventude da cidade. No ato de abertura, o coordenador da CPJuventude, Rafael Beck, deu as boas-vindas para a palestrante convidada, Silvia Zuffo, mestranda em Diversidade Cultural e Inclusão Social. Em seu discurso, Silvia abordou os conceitos de Políticas Públicas no Brasil ao falar sobre a história e encaixá-las dentro das últimas reformas estatais. “Os tempos são difíceis, mas é preciso continuar avançando na luta pelas políticas oriundas da constituição federal de 88, que só ganhou visibilidade nos últimos três governos”, considerou.

Segmentos que envolvem estas políticas foram abordados - dentre os quais estão juventude, igualdade racial, terceira idade, pessoas com deficiência e terceiro setor -. “Às vezes, a gente não se dá conta da importância das políticas públicas e das oportunidades que elas proporcionam”, expressou o ex-titular da CPJuventude, Jean Andrade. “Precisamos utilizar o Conselho Municipal de Juventude, que existe em Novo Hamburgo, para empoderar estes jovens – assim como foi feito por meio da cartilha de juventude, que contém informações das politicas públicas para a comunidade jovem”, acrescentou.

Acompanhada de estudantes do Ensino Médio de escolas estaduais da cidade, a presidente da União dos Estudantes de Novo Hamburgo, Yasmin Passos, também participou do seminário. “É um assunto que a galera quer saber. Desperta o interesse deles, pois esse tema é muito discutido e instigado em sala de aula”, destacou Yasmin. Além dela, também esteve a titular da Coordenadoria de Políticas Públicas para as Pessoas Idosas (CPIdosos), Glacira Silva, e o presidente do Diretório Central dos Estudantes da Feevale (DCE), João Rosa, que fez um balanço das conquistas da juventude a citou em seu discurso a Casa da Juventude (CAJU) inaugurada em Novo Hamburgo com a finalidade construir um espaço de referência e identidade para os jovens, realizando ações culturais e artísticas de forma continuada, mobilizando a criação cultural da cidade.

No encerramento, o público presente pôde participar diretamente dos debates. Entre os participantes estavam os jovens que integram a CAJU. “Antes eu ficava em casa jogando videogame, olhando TV. Agora, faço parte desse projeto e vejo nele uma grande oportunidade”, relatou o estudante Samuel Six, 1º secretário da Casa da Juventude. “Isso nos instiga a querer saber mais e lutar pelos nossos diretos”, complementou.

Galeria da notícia