Prefeitura ganha prêmio nacional na área da segurança

Publicada em 18/11/2016 - Atualizada em 17/10/2024
No gabinete do Prefeito Luis Lauermann, representantes da Secretaria de educação e segura. - Foto: Vanessa Monni

A Prefeitura de Novo Hamburgo agora é destaque em todo Brasil. Isso porque o projeto Escola Mais Segura, executado pela Secretaria de Segurança e Mobilidade Urbana (SESMUR), em parceria com a Secretaria de Educação e o Observatório de Segurança Cidadã, foi premiado durante o 26° Congresso Nacional das Guardas Municipais. O evento ocorreu no Centro de Eventos Municipal – Ulbra, em Canoas, entre os dias 16, 17 e 18 de novembro. A atividade teve como objetivo reunir as corporações de todo o País para debater e refletir sobre o patrulhamento nas cidades e o combate à violência.

Para a edição desse ano, foi realizado pela primeira vez o Prêmio Nacional de Projetos de Prevenção à Violência. O prêmio tem como objetivo reconhecer e divulgar programas  e iniciativas que buscam intervir nas causas e fatores de risco, individuais e comunitários, que potencializam a violência. Com isso, Novo Hamburgo foi reconhecida com o Escola Mais Segura, que realiza o patrulhamento em torno das escolas municipais e a integração entra Guarda Municipal e comunidades escolares. Para o prefeito Luis Lauermann, a premiação mostra o reconhecimento ao trabalho que é realizado em conjunto com as secretarias do Município. “É uma satisfação enorme ter esse reconhecimento, isso significa que estamos fazendo o nosso melhor pela segurança de nossos cidadãos”, apontou o prefeito.

Avaliação

Durante a premiação, os quesitos que levaram a corporação hamburguense a ser reconhecida com o melhor projeto foram a integração entre as pastas do Executivo, organização e inovação. “Isso nos motiva ainda mais a trabalhar em nossas políticas de segurança pública”, destaca o titular da SESMUR, Filipe Nunes Ferreira. Por meio do prêmio, a Guarda Municipal de Novo Hamburgo será destaque no Conselho Nacional das Guardas Municipais, onde outras corporações poderão usar o projeto como referência.

Escola Mais Segura

O Escola Mais Segura é uma realização da Administração com as secretarias de Educação (SMED) e de Segurança Pública e Mobilidade Urbana (SESMUR). O projeto contempla 34 escolas municipais, entre Educação Infantil e Ensino Fundamental, nos bairros Canudos, Santo Afonso e Kephas. O projeto conta com o recursos garantidos por meio do Orçamento Participativo (OP), onde a segurança foi indicada pelos hamburguenses que participaram das assembleias públicas realizadas em 2015. “O trabalho pela conscientização da cultura de paz é feito por um time do qual os estudantes também fazem parte”, comenta secretária de Educação, Cristiane Sousa Costa.

Galeria da notícia