Curso de Arbitragem Comunitária chega na fase final

Publicada em 16/11/2016 - Atualizada em 17/10/2024

O Curso de Arbitragem Comunitária está chegando a sua fase final. Na segunda-feira, 28 de novembro, será realizada a última aula teórica antes da certificação do curso. A iniciativa é da Prefeitura de Novo Hamburgo, por meio da Secretaria de Esporte e Lazer (SMEL), com a organização do coordenador da Praça da Juventude, ministrante do curso e árbitro da Federação Gaúcha de Futebol (FGF) e Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Daniel Bins.

O curso abrange as regras e técnicas de arbitragem distribuídas em aulas teóricas e práticas, onde os alunos têm orientações como uso do apito, posicionamento em campo, manejo da bandeira e trabalho em equipe. Essa é segunda edição do curso, que tem como principal objetivo capacitar os alunos para comandarem jogos de cunho comunitário, qualificar profissionais de Educação Física, assim como fornecer horas complementares para estudantes.

Este ano o curso conta com mais que o dobro de inscritos. Em 2015 foram formados 31 alunos, e em 2016 já são 76 pessoas frequentando as aulas. O curso tem a duração de 50 horas. A certificação do curso acontecerá no dia 5 de dezembro com local ainda a ser definido.

Aulas com árbitros renomados

Durante todo o curso, os alunos tiveram a oportunidade de ter palestras com grandes nomes da arbitragem nacional e estadual como: Anderson Daronco, Jean Pierre, Hélio Nepomuceno, Douglas Silva, Anderson Farias, Luiza Reis, Michel Stanislau, Fabrício Baseggio e Cleber Flores. “É um momento importante para os alunos, onde eles têm contato com nomes importantes da área”, conta Daniel Bins. “Além disso, é uma ferramenta de motivação”, completa.

Para a última aula mais um nome da arbitragem brasileira marcará presença no curso. Dessa vez será o ex-árbitro Márcio Chagas da Silva, que durante 15 anos apitou campeonatos pela Federação Gaúcha de Futebol (FGF) e Confederação Brasileira de Futebol (CBF), chegando ao quadro de árbitros aspirantes da FIFA. A palestra será ministrada na segunda-feira, 28 de novembro, entre as 19 e 21 horas, no auditório da Guarda Municipal (Rua Jahú, 490 - Bairro Pátria Nova).