Catavida promove mais uma palestra de capacitação para catadores

Publicada em 10/11/2016 - Atualizada em 17/10/2024
“Ser um cooperado não é apenas acatar ordens, é participar ativamente do trabalho da organização”, enfatizou a palestrante Vânia Bessi. - Foto: Patrícia Pedrozo

Na quarta-feira, 9 de novembro, catadores das cooperativas Coolabore e Univale, gerenciados pelo Programa de Gestão Social de Resíduos Sólidos, Catavida, estiveram na Secretaria de Desenvolvimento Social (SDS) para mais uma palestra do projeto de extensão “Gestão em Empreendimentos Solidários”. O Projeto de extensão,fruto da parceria da Prefeitura com a Universidade Feevale, teve como tema “Liderança e Relações Comunitárias”. A atividade, ministrada pela professora de Administração da Feevale Vânia Bessi, focou no perfil e papel de um líder fornecendo dicas para melhorar as relações pessoais e profissionais e o ambiente de trabalho. O Catavida é administrado pelas secretarias do Meio Ambiente (SEMAM), de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia, Trabalho e Turismo (SEDETUR) e de Desenvolvimento Social (SDS).

De acordo com Vânia Bessi, saber o objetivo da organização e as regras sobre as relações de convivência e de trabalho da empresa é fundamental para que o trabalho seja eficaz. “Trabalhar em equipe é fundamental para se obter o resultado desejado”, enfatizou Vânia. “Ser um cooperado não é apenas acatar ordens, mas, sim, participar ativamente do trabalho”, incentivou ela ao se referir ao papel de um líder. Também professora de Administração da Universidade Feevale, Paola Schmitt Figueiró acompanhou a palestra. “Oficinas como esta são oferecidas pela Feevale, para auxiliar na gestão das cooperativas”, explicou Paola. “Não interferimos na tomada de decisões da organização, apenas orientamos por meio da capacitação oferecida a eles”, complementou.

Para mostrar na prática o papel de um líder e o poder da boa comunicação, uma dinâmica foi feita entre os cooperados que representavam suas unidades. Silvana Francisco, 40 anos, integrante da cooperativa Univale, elogiou a palestra. “Gostei muito do encontro. Achei bastante interessante. Não tem como ser um líder se você não tiver um bom relacionamento com as pessoas”, afirmou.

Galeria da notícia