Novos guardas municipais participam de curso sobre Direito Penal

Publicada em 04/11/2016 - Atualizada em 17/10/2024
Na manhã de sexta-feira, 4 de novembro, ocorreu o curso sobre Direito Penal. - Foto: Jorge Boruszewsky

Dando continuidade na formação e capacitação dos novos agentes da Guarda Municipal, na manhã de sexta-feira, 4 de novembro, ocorreu o curso sobre Direito Penal. Com um total de dez horas, divididas em dois dias, a formação está sendo ministrada pelo delegado da 1ª Delegacia de Polícia (DP) de Novo Hamburgo, Tarcísio Lobato Kaltbach. “Já que realizamos tantos trabalhos em conjunto, resolvemos chamar a 1ª DP para que possamos trocar experiências e aprender sobre outras áreas, que acabam sendo de nossa competência, já que estamos cada vez mais atuando nas ruas”, descreve o titular da Secretaria de Segurança e Mobilidade Urbana (SESMUR), Filipe Nunes Ferreira. As formações iniciaram no dia 5 de outubro e se encerram no dia 16 de dezembro, totalizando as 600 horas de conteúdo.

De acordo com o delegado Kaltbach, na formação estão sendo passados casos práticos, como maneiras de se fazer abordagens, identificar o momento de agir, o não uso da força excessiva, e todos os outros princípios que norteiam o sistema penal. “Mostramos aqui o porquê de existir a pena, as diferenças entre prisões e flagrantes, sempre prezando pela integridade dos agentes. Além do mais, precisamos ter um bom relacionamento com as outras forças policiais e todos os outros serviços que envolvem o tema segurança, para conseguirmos, de uma maneira mais efetiva, inibir e combater a criminalidade”, observa o delegado.

Aprovado no concurso da Guarda Municipal, Claudete Teles Zonatto, de 26 anos, diz ser interessada desde muito cedo por tudo que envolve a segurança, e acredita ser essencial aprender a teoria antes de partir para a prática. “Admiro muito o trabalho da corporação e já pude me tornar mais informada sobre ética, armamento de fogo, dentre outros conteúdos. Sei que vamos ser vitais na comunidade e precisamos estar muito bem instruídos”, comenta Claudete, que está feliz em ser uma das oito mulheres que ingressarão futuramente como guardas municipais. “Estamos conquistando o nosso espaço na sociedade”, completa.

Galeria da notícia