Arbitragem Comunitária: curso conta com grandes nomes da área

Na segunda-feira, 31 de outubro, o prefeito Luis Lauermann recebeu a vista de dois grandes nomes da arbitragem nacional. Jean Pierre Gonçalves de Lima, eleito melhor árbitro do Campeonato Gaúcho 2016, e Anderson Daronco, eleito o melhor árbitro do Campeonato Brasileiro de Futebol, vieram até o Centro Administrativo Leopoldo Petry. A visita foi motivada pela palestra que os dois ministrarão para 76 alunos do Curso de Arbitragem oferecido pela Prefeitura de Novo Hamburgo, em parceria com a Secretaria de Esporte de Lazer (SMEL) e da equipe da Praça da Juventude.
Durante o encontro foi debatida a finalidade do curso e a importância da atividade receber a presença de nomes tão importantes da área, como citou o prefeito Luis Lauermann. “É enriquecedor e gratificante saber que nossa atividade é reconhecida por profissionais que são referência”, aponta Lauermann. “Para nós é uma grande uma honra poder contar com apoio e incentivo deles”, afirma o coordenador da Praça da Juventude, ministrante do curso e árbitro da Federação Gaúcha de Futebol (FGF) e Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Daniel Bins.
Reconhecimento
Essa é segunda edição do curso, que teve um grande crescimento na participação de alunos em comparação a edição passada. “Hoje somos uma vitrine para esses alunos, o caminho para o reconhecimento é longo e vale pena. Com persistência e dedicação é possível ser um excelente profissional de arbitragem”, comentou Jean Pierre, que já esteve conversando com os alunos durante o curso. “Eu fiquei muito feliz em receber o convite mais uma vez e poder contribuir e passar minha experiência. É uma grande iniciativa”, completou. “Essa sem dúvidas é uma grande iniciativa e contribuir na qualificação daqueles que podem vir a ser meus colegas de profissão é recompensador”, citou Daronco, que também falará sobre suas experiências profissionais para os alunos. A atividade acontecerá na segunda-feira, 31 de outubro, às 19 horas, no auditório da Guarda Municipal.
O Curso
O curso conta com apoio da Fundação La Salle e do Sindicato dos Árbitros do Estado do Rio Grande do Sul (SAFERGS). Os alunos têm aulas práticas que orientam sobre o uso do apito, posicionamento em campo, manejo da bandeira e trabalho em equipe. As aulas têm duração de 50 horas e são realizadas duas vezes por semana em segundas-feiras das 19 às 21 horas e sábado das 9 às 12 horas. A certificação do curso acontecerá no dia 5 de dezembro com local ainda a ser definido. A partir da conclusão do curso, homens e mulheres estarão aptos a atuarem em partidas e campeonatos de cunho comunitário.