Cemitério Municipal recebe melhorias para o Dia de Finados
A Prefeitura de Novo Hamburgo, por meio das secretarias de Obras Públicas e Serviços Urbanos (SEMOPSU) e Segurança Pública e Mobilidade Urbana (SESMUR), intensificou a manutenção diária do Cemitério Municipal Willy Martin, no bairro Operário. Os trabalhos fazem parte dos preparativos para receber os familiares que visitarão entes queridos, sepultados no local, no Dia de Finados. O objetivo é oferecer um ambiente mais acolhedor às pessoas que na data visitam o cemitério para homenagear os falecidos. O local recebeu serviços de roçada, pinturas de meios-fios das vias internas e externas, recolhimento de resíduos, dentre outros reparos. A SEMOPSU realizou também uma dedetização de mosquitos no Cemitério na última semana.
Na quarta-feira, dia 2 de novembro, serão disponibilizados banheiros químicos no local. Além disso, os familiares que tiverem dificuldades de encontrar a sepultura de seus familiares contarão com a ajuda de funcionários da SEMOPSU, que atuarão junto à Capela do Cemitério, prestando informações. No dia 2, estão programadas cerimônias religiosas em frente à Capela, com realização de missa às 8h30.
Jazigos são responsabilidade de familiares
É importante destacar que a manutenção e limpeza dos jazigos é de inteira responsabilidade dos familiares das pessoas sepultadas no local. Muitos túmulos apresentam sinais de abandono, com mato sobre as lápides, pedras soltas ou quebradas, água parada, dentre outros aspectos que demonstram falta de cuidados por parte dos familiares e que geram malefícios a todos que frequentam o local. Antenadas na responsabilidade sobre os túmulos dos familiares, as irmãs Nadir Wiadetski, 79 anos, e Olívia da Silveira, 75 anos, aproveitaram a proximidade do Dia de Finados para limpar e embelezar as sepulturas da mãe e do irmão enterrados no Cemitério Municipal. “No Dia de Finados iremos a outra cidade onde está enterrado nosso pai, então adiantamos os cuidados aqui”, contou Olívia. “Estamos limpando tudo. Trouxemos, também, vasos e terra para que não fique água parada e estamos utilizando flores artificiais que duram mais”, completou Nadir.
A Administração do Cemitério também orienta para que familiares de pessoas enterradas no Cemitério Municipal Willy Martin, em jazigos provisórios (arrendados), procurem a Secretaria de Obras Públicas e Serviços Urbanos (SEMOPSU) de Novo Hamburgo, no 7º andar do Centro Administrativo Leopoldo Petry, na Rua Guia Lopes, 4201, bairro Canudos, das 9 às 17 horas, de segunda a sexta-feira, para regularizar a situação das sepulturas. Os familiares que não regularizarem a situação terão os restos mortais dos parentes encaminhados ao ossário geral, conforme Lei Municipal n° 85/54 e o Decreto n° 33/60.
Atenção para os cuidados
Não colocar flores em vasos com águas, utilizar areia nos vasos de flores e nos pratinhos para evitar criadouros de mosquitos. Os vasos fixados nos jazigos também devem ser preenchidos com areia para evitar acúmulo de água. O melhor é levar flores plantadas em vasos com terra, elas duram mais e evitam o ambiente propício para o surgimento do mosquito. Retire a embalagem que envolve os vasos de flores para evitar o acúmulo de água.
Linha especial de ônibus
Para comodidade das pessoas que se deslocam até o Cemitério Municipal Willy Martin, no bairro Operário, serão disponibilizados ônibus, na quarta-feira dia 2 de novembro. Segundo a Secretaria de Segurança e Mobilidade Urbana (SESMUR), os horários acontecem especialmente para o Dia de Finados, quando um grande número de pessoas visita o cemitério. A linha de ônibus Cohaburgo da empresa Hamburguesa fará o trajeto de ida e volta da Plataforma 2 no Paradão ao Cemitério, saindo do Centro nos seguintes horários: 8h30, 09h30, 10h00, 10h45, 11h20, 12h00, 12h30, 13h00, 13h30, 14h00, 14h30, 15h00, 15h30, 16h00, 16h55, 17h25. As demais linhas seguem a grade de horários de domingo.
Alterações de trânsito
Para facilitar a mobilidade no entorno do Cemitério Municipal, duas ruas terão o trânsito alterado. As mudanças acontecem no dia 2 de novembro, das 6h30 às 20 horas. Devido às modificações, a Rua Mem de Sá será transformada em mão única, sentido sul/norte, no trecho entre a Rua 15 de Novembro até a Rua San Marino. A Rua Visconde de Macaé vai ser mão única, sentido norte/sul, a partir da Praça João Ferreira Roque Filho até a Rua 15 de Novembro.
Devido a instalação de barracas de floristas nos arredores da Praça, será proibido estacionar no local. Os condutores poderão estacionar na Rua Visconde de Macaé, entre a Praça e o Portão do Cemitério. Também poderá ser utilizada a Rua 15 de Novembro, e a Rua Mem de Sá. Agentes da Guarda Municipal estarão no local auxiliando na organização do trânsito.