Curso de Arbitragem comunitária reúne 76 alunos

Publicada em 26/10/2016 - Atualizada em 17/10/2024
Além do árbitro principal, a partida conta com dois bandeiras e dois auxiliares. - Foto: Patrícia Pedrozo

Uma iniciativa inédita em todo Estado está movimentando e auxiliando aspirantes a uma das profissões mais ingratas do esporte brasileiro: juiz de futebol. O curso de Arbitragem Comunitária está na sua segunda edição e tem 76 alunos inscritos. As aulas são divididas em práticas e teóricas e vem chamando atenção no bairro Santo Afonso, em Novo Hamburgo. A programação é da Prefeitura de Novo Hamburgo, por meio da Secretaria de Esporte e Lazer (SMEL), sob organização do coordenador da Praça da Juventude, ministrante do curso e árbitro da Federação Gaúcha de Futebol (FGF) e Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Daniel Bins.

Na manhã de sábado, 22 de outubro, o Campo do Santo Afonso recebeu a segunda parte das aulas práticas para a capacitação dos árbitros. A atividade é voltada para que os participantes atuem em competições e eventos comunitários e conta também com o apoio da Fundação La Salle e do Sindicato dos Árbitros do Estado do Rio Grande do Sul (SAFERGS).

A edição desse ano conta com mais do que o dobro de alunos inscritos em 2015, quando foram formados 31 alunos. De acordo com o representante da SMEL, Cezar Ribeiro, o curso é procurado por pessoas que já fizeram alguma qualificação em arbitragem e querem agregar conhecimento sobre a área.  “Há participantes que se formaram no curso da Confederação Brasileira de Futebol e estão aqui para se atualizarem a respeito de mudanças feitas no livro oficial de regras do futebol”, declara. “Mesmo que pequenas, algumas mudanças podem acontecer anualmente”, completa Ribeiro.

Dentro de campo, os alunos colocaram em prática todo o conhecimento adquirido em sala de aula. “Esse é um dos momentos mais esperados por eles”, conta o professor e árbitro Daniel Bins. O curso conta com participantes de várias cidades da região, como a mesária do ginásio municipal de Esteio, Amanda Palagi, 21. “Resolvi fazer o curso para adquirir mais conhecimento na área e aprender com os árbitros”, disse Amanda.

Marcelo Dias da Silva, de 25 anos, morador de Sapiranga é outro dos participantes que encara o treinamento como uma oportunidade que surgiu no momento certo. “Já faz tempo que eu queria fazer um curso como esse”, conta. “Nós queríamos fazer o da Federação Gaúcha, mas não tínhamos recursos suficientes. Quando descobrimos este, que é gratuito, logo nos inscrevemos”, declarou.

Presença de árbitros renomados

As aulas, que têm duração total de 50 horas, são ministradas por árbitros convidados pertencentes ao quadro da FGF, CBF e do SAGFERGS. Dentre os nomes destacam-se Anderson Daronco (FIFA), Jean Pierre (Aspirante FIFA), Lucio Flor (CBF) e Elio Nepomuceno Jr. (CBF).

Formação

Realizado duas vezes por semana – segundas-feiras, das 19 às 21 horas, e no sábado, das 9 às 12 horas, o curso entregará no dia 5 de dezembro os certificados aos alunos(as) que concluírem a capacitação. A partir da entrega do documento, os alunos formandos já estarão aptos a atuarem em partidas e campeonatos de cunho comunitário.

Galeria da notícia