Observatório de Segurança Cidadã realiza 2º seminário

Publicada em 17/10/2016 - Atualizada em 17/10/2024
O Seminário do Observatório da Segurança Cidadã de Novo Hamburgo encontra-se em sua 2ª edição. - Foto: Jorge Boruszewsky

O 2º Seminário do Observatório da Segurança Cidadã de Novo Hamburgo: resultados e desafios no campo da gestão da informação em prol do controle e da prevenção da violência letal e dos crimes violentos, que ocorreu na segunda-feira, 17 de outubro, no auditório da Instituição Evangélica de Novo Hamburgo (IENH), reuniu diversas entidades para debater o combate à violência. O seminário marcou o encerramento da etapa de implementação do Observatório, além de Proposta de Projeto de Lei, que o Executivo enviará ao Legislativo, para que o Observatório de Segurança torne-se uma Política Pública. “Realizamos um trabalho competente, de forma conjunta. Queremos deixar esse legado para as futuras gestões, de forma que esse investimento seja pensado na sociedade”, descreve o vice-prefeito, Roque Serpa, que na ocasião estava representando o prefeito Luis Lauermann. No evento, os novos Guardas Municipais puderam prestigiar as ações desempenhados em Novo Hamburgo, no tema Segurança. A realização do 2º Seminário do Observatório da Segurança Cidadã de Novo Hamburgo é da Prefeitura de Novo Hamburgo, por meio da Secretaria de Segurança e Mobilidade Urbana (SESMUR), Guarda Municipal, Observatório da Segurança Cidadã, Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), Faculdade de Direito de Santa Maria (FADISMA) e Núcleo de Segurança Cidadã (NUSEC).

De acordo com o titular da SESMUR, Filipe Nunes Ferreira, o Observatório teve papel significativo desde a sua implementação. “Diminuímos 37% dos homicídios e 100% dos latrocínios no primeiro semestre de 2016, em relação ao mesmo período do ano passado. Com isso, a criação do Observatório nos últimos 12 meses, se fez efetiva e satisfatória”, comemorou. Durante a atividade, o secretário da SESMUR entregou ao Comandante do 3º Batalhão da Polícia Militar de Novo Hamburgo, Tenente Coronel Marcel Vieira Nery, um convênio do Município com o Estado, estabelecendo a transferência de R$ 90 mil para o apoio às atividades da Brigada Militar. Além disso, o diretor-geral da Faculdade IENH, Seno Leonhardt, e o diretor-geral da FADISMA, professor Eduardo de Assis Brasil Rocha, firmaram convênio de cooperação técnica e científica, entre as duas entidades.

Representando o secretário de Segurança Pública do Estado estava o Major Roberto dos Santos Donato, que destacou que há 20 anos o policiamento no Rio Grande do Sul vem tendo um decréscimo no efetivo. “No momento, temos dificuldade em discutir o tema com o cidadão, já que os números divulgados hoje em dia, sobre a falta de segurança não são provenientes da Secretaria do Estado, mas sim da população. A nossa intenção é divulgar mais essas estatísticas, facilitando o debate. Vejo que aqui em Novo Hamburgo, existe uma consciência coletiva, unindo os munícipes, Poder Público e as forças policiais, no combate à criminalidade”, elogiou o representante do Estado.

Três mesas temáticas fizeram parte da programação, sendo a primeira “Da gestão da Informação à Prevenção das Violências: reflexões e ações”; a segunda “Evidências Empíricas para a Prevenção e o Controle da Violência Letal: bases teórico-práticas para a construção de um plano territorial integrado de redução de homicídios” e a última “Policiamento Municipal Preventivo Integrado e Investigação Criminal Qualificada com Base em Pesquisa Aplicada”.

Galeria da notícia