Inclusão e reaproveitamento na Fábrica da Cidadania

Publicada em 13/10/2016 - Atualizada em 17/10/2024
Os tapetes foram produzidos a partir da reutilização de camisetas de malha. - Foto: Keli Frois

A manhã do dia 13 de outubro, quarta-feira, foi de inclusão e reutilização de materiais. O curso de Tear para Multiplicadores teve sua segunda edição na Fábrica da Cidadania (Rua Bartolomeu de Gusmão, 3500 – Canudos). A iniciativa é da Prefeitura de Novo Hamburgo, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social (SDS), e aconteceu no turno da manhã. A próxima etapa, de conclusão da formação, acontecerá na quinta-feira, 20 de outubro, no mesmo horário e local.

O curso tem como objetivo ensinar a técnica do fio de camiseta ao tear de tapete, reutilizando camisetas de malha que seriam descartadas, aos educadores sociais dos grupos de adultos e idosos, para que esses multiplicados levem os ensinamentos aos seus grupos. Participaram do evento, educadores e alunos da APAE, Casa de Acolhimento e Albergue Bom Pastor e dos CRAS Santo Afonso, Canudos 2 e Primavera. Foram disponibilizadas 15 vagas para o curso, e todas foram preenchidas.

Segundo José Márcio Pereira, Gerente da Fábrica da Cidadania, o objetivo do projeto é o de inclusão produtiva. A Fábrica ministra diversos cursos em parceria com entidades sociais do Município. A aposentada Maria da Graça, 62 anos, se voluntariou para auxiliar os alunos no curso e contou, empolgada, o que acha do projeto. “É maravilhoso poder participar, ajudar os alunos. É muito importante também essa reutilização dos materiais”. Eduardo Muller, 34 anos, estudante da APAE, participou pela primeira vez do evento e pretende voltar nos próximos. “Gostei muito de estar aqui, poder participar da atividade, e fazer tudo certo!”, pontuou. “Vim para aprender a técnica e levar para o meu grupo de idosos do CRAS”, comentou Eduarda Torres, 52 anos, Psicóloga do CRAS Santo Afonso.

Galeria da notícia