Iluminação Pública: Prefeitura realiza mais de 100 atendimentos diários
A Prefeitura de Novo Hamburgo, por meio da Secretaria de Obras Públicas e Serviços Urbanos (SEMOPSU), mantém diariamente três equipes de iluminação para manutenção de postes de luz no Município. Cada equipe é composta por uma motorista que também opera as funcionalidades do caminhão e mais dois técnicos de iluminação. Todos os dias, quando não chove, são feitos mais de 100 atendimentos, de todos os tipos. O gerente de iluminação, Macus Schuh, destaca que o setor busca atender 100% da comunidade hamburguense, e que estragos causados pelo tempo demandam muito trabalho das equipes. “Nossa prioridade são as recuperações de estragos causados pelo tempo, como os da última chuva de granizo, ao mesmo tempo em que modernizamos a rede de luz, trocando os tipos de postes, por exemplo,”, contou.
No início de setembro, uma das equipes trabalhava na troca de postes da Avenida Presidente Lucena, no bairro Primavera. Na ocasião, sete postes de ferro foram substituídos por postes de concreto, muito mais fortes. Esse tipo de estrutura deve durar mais de 50 anos. No mesmo dia, outra equipe realizava consertos também no bairro Primavera, e uma terceira fazia a manutenção da iluminação da Estrada Leopoldo Petry em Lomba Grande. A industriária Solange Borges Hahn, 51 anos, solicitou conserto de iluminação para um poste no beco onde mora no bairro Primavera. A lâmpada deixou de funcionar com a chuva de granizo, então a moradora abriu um protocolo com a Prefeitura para solução. “Abri o protocolo pelo telefone mesmo. Fui informada que, como o temporal tinha estragado muita coisa, poderia demorar um pouco. No fim vieram rápido”, contou.
Diego Santos, 28 anos, motorista da equipe que solucionou as demandas na vizinhança de dona Solange, destacou que o trabalho é corrido e sempre há muitas demandas. “A cidade é muito grande, e, infelizmente, nos dias de muita chuva não podemos trabalhar externamente. Ficamos na área da iluminação fazendo reajustes, testes e tentando recuperar materiais”, explicou. Segundo Santos, diariamente a equipe faz entre 30 e 50 manutenções, e quando acontece temporal, esse número pode dobrar já que eles trabalham mais para diminuir os transtornos da população.
Solicitando manutenção
A Prefeitura de Novo Hamburgo atende as demandas dos contribuintes por meio das solicitações feitas via protocolo. Há muitas demandas recebidas diariamente que são solucionadas conforme urgência e ordem da solicitação, para que todos os pedidos possam ser atendidos. Os moradores ou visitantes do Município podem abrir um protocolo por telefone, no Prefeitura Atende, pelo número 156, ou, ainda, pela ferramenta Colab.re, que pode ser acessada pela internet (www.colab.re) e pelo aplicativo móvel nas versões Android e iOS, via telefone celular ou tablet.
Para consertos de iluminação, sejam lâmpadas apagadas à noite ou acessas durante o dia, é necessário indicar o endereço da luminária que necessita manutenção, não o endereço do solicitante; descrever um ponto de referência próximo ao ponto de luz (mercado, farmácia, igreja, etc.); informar o número da luminária (placa amarela no braço da luminária - número do “DIP”); anotar o número do protocolo e guardá-lo para consultas futuras sobre o serviço.