Guardas Municipais recebem capacitação para socorros em acidentes de trânsito
Iniciando uma semana repleta de formações para melhor atender a comunidade, a Guarda Municipal de Novo Hamburgo participou na segunda-feira, 15 de agosto, da primeira parte do curso de Atendimento de Urgência e Emergência. A atividade ocorreu na sede da própria GM e foi ministrada pelo guarda e enfermeiro Adriano Saraiva. Na programação, os agentes aprenderam sobre imobilizações, colocação de colar cervical, retirada de capacete, queimaduras, convulsões, tipos de hemorragias, fraturas, entorses, desmaios, parada cardiorrespiratória (PCR), Ressuscitação Cardiopulmonar (RCP), Desfibrilador automático externo (DEA), perfuração por ferimento de arma de fogo e arma branca e trauma torácico.
De acordo com o guarda Saraiva, o curso será dividido em três aulas, sendo o segundo momento na quarta-feira, dia 17, e o último, um simulado, na segunda-feira, 22 de agosto. “As aulas serão 70% prática e 30% teóricas. A principal função será auxiliar a pessoa que sofreu o acidente, até que chegue o atendimento da SAMU, prestando os primeiros socorros”, explica o enfermeiro, que destaca também que a maior incidência de acidentes ocorre em colisões entre carros e motos. O curso de Atendimento de Urgência e Emergência, iniciado em 2015, já se encontra em sua 14ª edição.
Há 17 anos como guarda municipal, Ayres Manoel Sebolt Pereira, de 60 anos, é um dos nove participantes do curso. Para ele, saber como proceder em um momento desses é de vital importância, já que sequelas podem ser evitadas se a ajuda for prestada o mais rápido possível. “Como estamos permanentemente nas ruas, geralmente somos os primeiros a chegar no local do acidente. Uma vez que se sabe como realizar os procedimentos iniciais, poderemos manter a pessoa amparada, enquanto o socorro não chega, minimizando assim, um problema maior”, descreve o agente da guarda.
Mais formações
Na terça e quinta-feira, 16 e 18 de agosto, será passada aos agentes a Requalificação para Porte de Arma de Fogo. No primeiro dia, apenas a parte teórica será aprendida, enquanto no segundo, cápsulas serão disparadas no estande de tiro da Guarda Municipal. Na formação, temas como legislação aplicada e armamento de tiro, defesa pessoal e abordagem de veículos e tecnologias não letais serão abordadas. Todos os cursos acontecerão na sede da Guarda Municipal (Rua Jahú, 490, bairro Pátria Nova).