Interação com novas tecnologias é tema de cursos em Novo Hamburgo
A tecnologia evolui constantemente e a maneira como as pessoas se relacionam com ela também. Se antes era preciso o uso de um computador ligado à tomada e à rede de telefonia fixa para acessar a internet, hoje é cada vez mais comum que as pessoas utilizem a web por meio de aparelhos móveis. Por causa disso, além de cursos de informática básica e intermediária, a Prefeitura de Novo Hamburgo, por meio da Secretaria de Tecnologia da Informação e Inclusão Digital (SETID), oferece um curso para usuários de smartphones e tablets. No curso, os alunos aprendem especificidades técnicas dos equipamentos e dos diferentes tipos de redes, como conectar os aparelhos à internet, como instalar e utilizar aplicativos e demais possibilidades que celulares e tablets oferecem.
Os novos módulos dos três cursos oferecidos pela Prefeitura iniciaram na primeira semana de agosto. As aulas são semanais e acontecem no Telecentro do Espaço Cultural Albano Hartz (Calçadão Oswaldo Cruz – Centro). Cada ciclo, com duração de quatro meses, tem vagas para 280 alunos distribuídos em 14 turmas gratuitas de segunda a sexta-feira. Valdomiro Rodrigues, 79 anos, já fez os cursos de informática oferecidos pelo projeto e agora se inscreveu no de aparelhos móveis. O aposentado, que buscou o curso para poder se comunicar pela internet com amigos, afirma que em todas as aulas aprende coisas novas. “Hoje é o primeiro dia desse curso e tem sido muito bom. Tenho bastante dificuldade com o celular porque nunca me dediquei a aprender, mas com o curso acredito que vou melhorar muito”, destaca.
Uma das alunas mais novas, a professora aposentada Isabel Pinto, 59 anos, conta que, embora já tenha familiaridade com o celular, buscou o curso para conseguir aproveitar melhor os recursos que a tecnologia dos equipamentos oferecem. “Minha geração tem medo de mexer nas coisas sem saber e estragar os aparelhos, por isso é mais difícil que aprendamos mexendo sozinhos como os mais novos”, conta. “Muitas vezes os mais novos não têm paciência para nos explicar, por isso, é legal fazer um curso”, continua ela. Paciência é o que não falta nas aulas do professor Jonathan Celiste, essa característica e, também, o humor, são geralmente destacados pelos alunos. “Como tem muita gente mais idosa, ele repete quantas vezes for necessário, dando exemplos e fazendo brincadeiras para manter a turma interagindo”, completa Isabel.
O diretor de Inclusão Digital de Novo Hamburgo, Guilherme Zimmermann, destaca a importância social das aulas ao promoverem a integração da comunidade com as mídias digitais. “Hoje, a interação com o meio digital está cada dia mais forte em nossa sociedade. Promover a interação dos cidadãos com esse mundo é o nosso compromisso”, afirma.
Novas turmas
A SETID oferece novas turmas a cada semestre. As inscrições estão permanentemente abertas e podem ser feitas pelo telefone 3594-9958 e pelo portal caminhodigital.novohamburgo.rs.gov.br. Os interessados são inscritos em uma lista de espera e chamados de acordo com a abertura das novas turmas.