Novo Hamburgo disponibiliza pontos de Wi-Fi livre
A Prefeitura de Novo Hamburgo, por meio da Secretaria de Tecnologia da Informação e Inclusão Digital (SETID), oferece pontos de Internet sem fio (Wireless) livres para acesso da população. Atualmente, a cidade conta com três pontos de internet em praças públicas, na Praça do Imigrante e na Praça 20 de Setembro, no Centro e na Praça do Centenário, junto à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24 horas, em Canudos. Há também redes de acesso livre na Biblioteca Pública Municipal Machado de Assis, na Casa da Cidadania e nos principais andares de atendimento ao público no Centro Administrativo Leopoldo Petry. O ponto da Praça do Imigrante possui duas antenas e é o mais utilizado pela comunidade, já que atende também os Paradões, as Bancas e o início do Calçadão Oswaldo Cruz.
O projeto intitulado PMNH Livre tem como objetivo tornar a Internet mais acessível aos cidadãos, disponibilizando, via sinal Wi-Fi (sem fio), conexão livre, irrestrita e gratuita em praças, parques e outros locais públicos. Os usuários podem fazer uso das redes por meio de notebooks, tablets, smartphones ou qualquer outro dispositivo. Segundo o diretor de Inclusão Digital de Novo Hamburgo, Guilherme Zimmermann, a iniciativa acompanha mudanças na maneira como as pessoas acessam a internet. Até pouco tempo atrás muitos dependiam de um computador para ter acesso à rede, mas atualmente é mais comum que o acesso seja feito através de aparelhos móveis. “A proposta de inclusão digital de Novo Hamburgo está mudando, a tendência é diminuirmos os Telecentros e investirmos cada vez mais nas redes de internet sem fio”, conta.
Hoje, Novo Hamburgo abriga 16 Telecentros Comunitários em atividade divididos em diferentes bairros. Um deles, no Espaço Cultural Albano Hartz, é destinado exclusivamente a cursos de informática e dispositivos móveis para a comunidade. Os Telecentros recebem mensalmente, em média, três mil visitas, cerca de 175 por dia. Já nas redes Wi-Fi, o fluxo de acesso no último mês ficou em torno de 4,5 mil dispositivos conectados por dia, chegando a teto superior a seis mil usuários nos dias de maior utilização. Para os próximos meses, a SETID prevê a renovação dos pontos existentes e a expansão da rede de Internet sem fio para outros bairros.
Telecentros:
Os Telecentros Comunitários ficam abertos de segunda a sexta-feira e o horário varia conforme a unidade. Abaixo consta a lista de centros em funcionamento, é possível acessar o endereço e horário de atendimento na aba “Telecentros” na lateral esquerda do site Localize da Prefeitura de Novo Hamburgo, no link: localize.novohamburgo.rs.gov.br/.
1. Telecentro da Cidadania – Centro;
2. Biblioteca Pública Municipal Machado de Assis – Centro;
3. ABEFI – Santo Afonso;
4. Biblioteca Comunitária Érico Veríssimo – Santo Afonso;
5. Centro Social Madre Regina – Santo Afonso;
6. CRAS Primavera – Primavera;
7. Centro Social Maristas – Canudos;
8. Villaget – Canudos;
9. JUADI – Canudos;
10. Protegidos da Princesa Isabel – Rondônia;
11. Casa da Lomba – Lomba Grande;
12. Fábrica do Saber – Ideal;
13. ASBEM – Ideal;
14. Praça CEU – Boa Saúde;
15. Pronasci Kephas – São José;
16. Espaço Cultural Albano Hartz – Centro (Exclusivo para cursos abertos à comunidade);
Pontos de Rede Wi-Fi:
A rede WIFI da PMNH Livre é gratuita e irrestrita. Para acessá-la é necessário estar próximo das antenas localizadas nos pontos abaixo.
1. Praça do Imigrante – Centro;
2. Praça 20 de Setembro/Centro Municipal de Cultura – Centro;
3. Biblioteca Pública Municipal Machado de Assis – Centro;
4. Casa da Cidadania – Centro;
5. Praça do Centenário/UPA – Canudos;
6. Centro Administrativo Leopoldo Petry – Canudos.