“Alimentação consciente, desperdício zero” é apresentado em encontro na UFRGS

Publicada em 25/07/2016 - Atualizada em 17/10/2024

Na segunda-feira, dia 25 de julho, o Núcleo de Nutrição da Secretaria de Educação (SMED) de Novo Hamburgo se apresentou no 1º Encontro Gaúcho de Alimentação Escolar (ENGAE), espaço para a discussão e compartilhamento de experiências sobre o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), que ocorreu na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

O Centro Colaborador em Alimentação e Nutrição Escolar da UFRGS (CECANE) selecionou os 10 melhores projetos para o evento. Novo Hamburgo foi um dos escolhidos e levou para o encontro o projeto “Alimentação consciente, Desperdício zero”, que tem a intenção de eliminar o desperdício de alimentos nas escolas municipais.

O projeto iniciou em 2014, em modo piloto, no qual o núcleo verificou o desperdício de alimentos na Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Prof. Adolfina Diefenthäler, no bairro São José. A experiência motivou, em 2016, a elaboração do “Alimentação Consciente, Desperdício Zero”, disponível para todas as escolas da Rede Municipal de Ensino. Muito além de diminuir o desperdício de alimentos, a iniciativa busca incentivar os alunos na reflexão sobre o papel social e o envolvimento crítico na diminuição do desperdício da merenda escolar. Além dos alunos, as ações também atingem professores, diretores e comunidade escolar na conscientização do tema para além do ambiente escolar.

Ele contempla movimentos como palestras, atividades sobre o desperdício de alimentos, energia elétrica, água, exemplificações de quantas pessoas poderiam se alimentar com aquilo que está indo para o lixo, etc. No total, são 16 escolas participantes do projeto, com redução de até 80% do desperdício. Em cada escola, um professor responsável por coordenar o projeto verifica o desperdício diário, e alunos incentivam os colegas a se servirem mais vezes com menor quantidade. Dentro de um período de dois anos a SMED busca chegar o mais próximo do desperdício zero.

Escolas que já aderiram ao projeto

EMEI Branca de Neve

EMEI Érico Veríssimo

EMEF Ana Neri

EMEF Anita Garibaldi

EMEF Caldas Júnior

EMEF Cel. Guilherme Gaelzer Neto

EMEF Dr. Jacob K. Neto

EMEF Francisco X. Kunst

EMEF Hugo Engelman

EMEF Imperatriz Leopoldina

EMEF Monteiro Lobato

EMEF Pres. Castelo Branco

EMEF Pres. Prudente de Moraes

EMEF Pres. Tancredo Neves

EMEF Ver. Arnaldo Reinhardt

AABB