Iniciativa busca eliminar o desperdício de alimentos nas Escolas Municipais

Publicada em 21/07/2016 - Atualizada em 17/10/2024

O Brasil é o quarto maior produtor mundial de alimentos, produzindo 25,7% a mais do que necessita para alimentar sua população inteira. Entretanto, cerca de um terço destes alimentos são descartados. Com base nos dados apresentados pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), a Secretaria de Educação (SMED) de Novo Hamburgo, por meio do Núcleo de Nutrição, elaborou um projeto para eliminar os desperdícios nas escolas do município.

Como piloto do projeto, em 2014 o núcleo verificou o desperdício de alimentos na Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Prof. Adolfina Diefenthäler. A experiência motivou, em 2016, a elaboração do projeto “Alimentação Consciente, Desperdício Zero”, disponível para todas as escolas da Rede Municipal de Ensino. Muito além de diminuir o desperdício de alimentos, a iniciativa busca incentivar os alunos na reflexão sobre o papel social e o envolvimento crítico na diminuição do desperdício da merenda escolar. Além dos alunos, as ações também atingem professores, diretores e comunidade escolar na conscientização do tema para além do ambiente escolar.

O projeto contempla movimentos como palestras, atividades sobre o desperdício de alimentos, energia elétrica, água, exemplificações de quantas pessoas poderiam se alimentar com aquilo que está indo para o lixo, etc. No total, são 16 escolas participantes do projeto, com redução de até 80% do desperdício. Em cada escola, um professor responsável por coordenar o projeto verifica o desperdício diário, e alunos  incentivam os colegas a se servirem mais vezes com menor quantidade. Dentro de um período de dois anos a SMED busca chegar o mais próximo do desperdício zero.  

Escolas que já aderiram ao projeto

EMEI Branca de Neve

EMEI Érico Veríssimo

EMEF Ana Neri

EMEF Anita Garibaldi

EMEF Caldas Júnior

EMEF Cel. Guilherme Gaelzer Neto

EMEF Dr. Jacob K. Neto

EMEF Francisco X. Kunst

EMEF Hugo Engelman

EMEF Imperatriz Leopoldina

EMEF Monteiro Lobato

EMEF Pres. Castelo Branco

EMEF Pres. Prudente de Moraes

EMEF Pres. Tancredo Neves

EMEF Ver. Arnaldo Reinhardt

AABB