Observatório de Segurança Cidadã: qualificando órgãos do Município

Publicada em 29/06/2016 - Atualizada em 17/10/2024
O curso envolveu diversos grupos ligados a questão da Segurança Pública no Município. - Foto: Vyctoria Cana

Na terça-feira, 28 de junho, ocorreu o Curso de Formação em Coleta e Análise de Dados, na sala do Observatório da Segurança Cidadã de Novo Hamburgo, no bairro Pátria Nova. Na atividade, os participantes puderam aprender um pouco mais sobre o software Sphinx, de coleta e análise de dados quali-quantitativos. A atividade foi voltada para os membros do Gabinete de Gestão Integrada (GGI-M) das Secretarias de Segurança e Mobilidade Urbana (SESMUR), Educação (SMED), Desenvolvimento Social (SDS), Coordenadoria de Políticas Públicas para as Mulheres (CMulher), Conselho Tutelar, Brigada Militar, Polícia Civil e Instituto Geral de Perícias (IGP).

Todos esses setores têm trabalhado de forma integrada nas Câmaras Técnicas de Prevenção e Fiscalização do GGI-M, com diversos projetos estratégicos, como o Escola Mais Segura, que será lançado no dia 30 de junho, e o Registro Online de Situações de Violências nas Escolas (ROVE). A Delegacia Regional de São Leopoldo também esteve presente, com a parceria do Observatório na análise das estatísticas criminais.

“Informação e conhecimentos aplicados na segurança exigem gestão integrada. É isso que está ocorrendo, mais uma vez, em Novo Hamburgo, nesse curso de utilização do software. Todas essas secretarias e demais grupos estão unidos em prol da inteligência no campo da segurança dos direitos da população hamburguense”, afirma o titular da SESMUR, Filipe Nunes Ferreira.